Parceria da Scania com o Grupo JCA assenta mais uma peça no objetivo da fabricante de construir mercado de transporte movido a gás. As empresas encaminham para o primeiro semestre do ano que vem teste em operação real com ônibus movido a GNV. A iniciativa colocará em avaliação um modelo K320 4×2 em linha regular sob serviço da Viação Cometa.
O modelo será exclusivo para o teste e fará rota paulista de alta frequência a fim de acumular extensa quilometragem mensal. Também fará parte do escopo do projeto aproveitar a cadeia de distribuição de GNV já existente nas rodovias, onde a Scania já acumula experiência com cliente de caminhões. Caberá também determinar percurso que tenha pontos de abastecimento nos dois extremos.
A fase ainda é de planejamento, mas certamente já se espera obter informações que demostre a viabilidade de uso do combustível em aplicações rodoviárias. “Será uma prova de conceito de longo prazo para ter base e tempo de construir um caso de negócio positivo para o Grupo JCA”, resume Silvio Munhoz, diretor de vendas da Scania no Brasil.
A iniciativa das empresas sucede parceria semelhante entre Scania, Gerdau e Marcopolo anunciada no início do ano. No caso, colocou em operação um ônibus movido a GNV em serviço de fretamento contínuo sob responsabilidade de Turis Silva. Também o modelo escolhido foi um K320 4×2, mas com carroceria Marcopolo Paradiso G7 1050. O ônibus percorre 190 km diários entre Porto Alegre e Charqueada (RS) com funcionários da fabricante de aço.
O projeto com o Grupo JCA, porém, também intensifica uma parceria com a fabricante de veículos pesados. Mesmo em cenário de crise, que impactou de maneira acentuada o negócio de transporte de passageiros, não interrompeu a política de renovação da empresa.
No ano passado, a companhia investiu por volta de R$ 180 milhões na aquisição de 271 ônibus, dos quais 159 com chassi Scania para serviços rodoviários. A holding possui frota de 2,4 mil ônibus distribuídos entre seis operadores.
De acordo com Munhoz, a empresa se posiciona como um dos três maiores clientes de ônibus da fabricante no mundo. Nos últimos oito ano, a Scania entregou 837 chassis para o Grupo JCA. “É uma parceria de mais de 50 anos que não trata somente de compra, mas de trocas de experiências”, observa Munhoz.
Ambas as empresas começam a ter motivos para enxergar recuperação, ao menos no segmento de ônibus rodoviário. Enquanto a Scania conta três vez mais consultas por produtos nos últimos 12 meses e o dobro no mercado de varejo, o Grupo JCA já espera para dezembro retomar 75% das viagens em relação ao fim de 2019, ou seja, antes da pandemia.
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