Empresa

Scania e Grupo JCA irão testar ônibus rodoviário a gás

Iniciativa promoverá base de informações para operações em linhas regulares de alta frequência

Parceria da Scania com o Grupo JCA assenta mais uma peça no objetivo da fabricante de construir mercado de transporte movido a gás. As empresas encaminham para o primeiro semestre do ano que vem teste em operação real com ônibus movido a GNV. A iniciativa colocará em avaliação um modelo K320 4×2 em linha regular sob serviço da Viação Cometa.

O modelo será exclusivo para o teste e fará rota paulista de alta frequência a fim de acumular extensa quilometragem mensal. Também fará parte do escopo do projeto aproveitar a cadeia de distribuição de GNV já existente nas rodovias, onde a Scania já acumula experiência com cliente de caminhões. Caberá também determinar percurso que tenha pontos de abastecimento nos dois extremos.

A fase ainda é de planejamento, mas certamente já se espera obter informações que demostre a viabilidade de uso do combustível em aplicações rodoviárias. “Será uma prova de conceito de longo prazo para ter base e tempo de construir um caso de negócio positivo para o Grupo JCA”, resume Silvio Munhoz, diretor de vendas da Scania no Brasil.

A iniciativa das empresas sucede parceria semelhante entre Scania, Gerdau e Marcopolo anunciada no início do ano.  No caso, colocou em operação um ônibus movido a GNV em serviço de fretamento contínuo sob responsabilidade de Turis Silva. Também o modelo escolhido foi um K320 4×2, mas com carroceria Marcopolo Paradiso G7 1050. O ônibus percorre 190 km diários entre Porto Alegre e Charqueada (RS) com funcionários da fabricante de aço.

O projeto com o Grupo JCA, porém, também intensifica uma parceria com a fabricante de veículos pesados. Mesmo em cenário de crise, que impactou de maneira acentuada o negócio de transporte de passageiros, não interrompeu a política de renovação da empresa.

No ano passado, a companhia investiu por volta de R$ 180 milhões na aquisição de 271 ônibus, dos quais 159 com chassi Scania para serviços rodoviários. A holding possui frota de 2,4 mil ônibus distribuídos entre seis operadores.

De acordo com Munhoz, a empresa se posiciona como um dos três maiores clientes de ônibus da fabricante no mundo. Nos últimos oito ano, a Scania entregou 837 chassis para o Grupo JCA. “É uma parceria de mais de 50 anos que não trata somente de compra, mas de trocas de experiências”, observa Munhoz.

Ambas as empresas começam a ter motivos para enxergar recuperação, ao menos no segmento de ônibus rodoviário. Enquanto a Scania conta três vez mais consultas por produtos nos últimos 12 meses e o dobro no mercado de varejo, o Grupo JCA já espera para dezembro retomar 75% das viagens em relação ao fim de 2019, ou seja, antes da pandemia.

LEIA MAIS

Ônibus a gás chega ao serviço de fretamento

TransMaroni forma a maior frota de caminhões Scania a gás do País

Comgás e Scania definem ações para fortalecer uso do gás no transporte


Foto: Scania/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás