Sem categoria

Argo volta à liderança em quinzena fraca

Média diária cresce 5,6% sobre setembro, mas cai 33,9% em relação ao mesmo período de 2020

Mesmo com uma pequena alta, de 5,6%, a primeira quinzena de outubro registrou um volume ínfimo de vendas, apenas 64.311 carros e comerciais leves. O aumento foi em cima da primeira quinzena de setembro, que registrou o pior mês desde julho do ano passado.

Na comparação com o mesmo período de 2020 houve uma forte queda, de 33,9%, o que indica um movimento fraco nas concessionárias, pior do que no ano passado, quando a pandemia atuava com mais força no Brasil. A média diária de vendas é igualmente fraca, com 6.431 carros nos dez primeiros dias úteis do mês, só melhor do que na quinzena de setembro.

A maior parte das montadoras ainda sofre com falta de peças, situação que não deve ser normalizada tão rapidamente. Analistas acreditam que o mercado vai se regular somente após o primeiro trimestre de 2022.

A GM, no entanto, inicia uma recuperação depois de passar maus bocados este ano, tendo em alguns meses caido para a sexta ou sétima posição no ranking. Na primeira quinzena de outubro ela manteve a terceira posição conquistada em setembro, com 8.660 unidades e 13,5% de participação. A liderança continua com a Fiat, que vendeu 13.346 carros e marcou 20,8%. Em segundo lugar ficou a Volkswagen com, 12.112 e 18,8%. Hyundai aparece em quarto lugar e a Toyota em quinto.

A Caoa Chery se consolida entre os dez mais vendidos e já ameaça a Nissan, nona colocada: a diferença entre ambas na quinzena foi de apenas 43 carros, a favor da japonesa. As vendas acumuladas são de 1.534.062 unidades, aumento de 9,1% em relação ao ano passado.

Ranking por marca – 1ª Quinzena de Outubro/2021

Class. Marca Unidades %
1 Fiat 13.346 20,8%
2 Volkswagen 12.112 18,8%
3 GM 8.660 13,5%
4 Hyundai 7.033 10,6%
5 Toyota 5.445 8,5%
6 Jeep 4.452 6,9%
7 Honda 2.650 4,1%
8 Renault 2.106 3,3%
9 Nissan 1.813 2,8%
10 Caoa Chery 1.770 2,8%
11 Ford 817 1,3%
12 Peugeot 760 1,2%
13 Mitsubishi 635 1,0%
14 BMW 577 0,9%
15 Citroen 420 0,7%
16 Audi 263 0,4%
17 Volvo 248 0,4%
18 Kia 208 0,3%
19 Mercedes-Benz 157 0,2%
20 Land Rover 149 0,2%
21 Porsche 85 0,1%
22 Mini 69 0,1%
23 Jaguar 53 0,1%
24 Suzuki 49 0,1%
25 RAM 37 0,1%

No ranking por modelo o Argo volta à liderança (era o sexto colocado em setembro), com 4.409 unidades vendidas, e o HB20 é o segundo, com 3.188. Em seguida aparecem o Polo, o Creta e o Tracker, nas cinco primeiras posições.
Veja a lista dos 15 carros mais vendidos na primeira quinzena de outubro.

Ranking por modelo – 1ª Quinzena de Outubro/2021

Class. Modelo Unidades
1 Fiat Argo 4.409
2 Hyundai HB20 3.188
3 Volkswagen Polo 3.063
4 Hyundai Creta 2.709
5 GM Tracker 2.553
6 Fiat Strada 2.531
7 Fiat Toro 2.298
8 Jeep Renegade 2.179
9 Jeep Compass 2.104
10 Volkswagen Nivus 2.079
11 Volkswagen Gol 2.005
12 GM Onix Plus 1.906
13 GM Onix 1.797
14 GM S10 1.754
15 Toyota Hilux 1.744

Foto: Divulgação/Fiat

Compartilhar
Publicado por
Joel Leite

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás