Média diária cresce 5,6% sobre setembro, mas cai 33,9% em relação ao mesmo período de 2020
Mesmo com uma pequena alta, de 5,6%, a primeira quinzena de outubro registrou um volume ínfimo de vendas, apenas 64.311 carros e comerciais leves. O aumento foi em cima da primeira quinzena de setembro, que registrou o pior mês desde julho do ano passado.
Na comparação com o mesmo período de 2020 houve uma forte queda, de 33,9%, o que indica um movimento fraco nas concessionárias, pior do que no ano passado, quando a pandemia atuava com mais força no Brasil. A média diária de vendas é igualmente fraca, com 6.431 carros nos dez primeiros dias úteis do mês, só melhor do que na quinzena de setembro.
A maior parte das montadoras ainda sofre com falta de peças, situação que não deve ser normalizada tão rapidamente. Analistas acreditam que o mercado vai se regular somente após o primeiro trimestre de 2022.
A GM, no entanto, inicia uma recuperação depois de passar maus bocados este ano, tendo em alguns meses caido para a sexta ou sétima posição no ranking. Na primeira quinzena de outubro ela manteve a terceira posição conquistada em setembro, com 8.660 unidades e 13,5% de participação. A liderança continua com a Fiat, que vendeu 13.346 carros e marcou 20,8%. Em segundo lugar ficou a Volkswagen com, 12.112 e 18,8%. Hyundai aparece em quarto lugar e a Toyota em quinto.
A Caoa Chery se consolida entre os dez mais vendidos e já ameaça a Nissan, nona colocada: a diferença entre ambas na quinzena foi de apenas 43 carros, a favor da japonesa. As vendas acumuladas são de 1.534.062 unidades, aumento de 9,1% em relação ao ano passado.
Ranking por marca – 1ª Quinzena de Outubro/2021
Class. | Marca | Unidades | % |
1 | Fiat | 13.346 | 20,8% |
2 | Volkswagen | 12.112 | 18,8% |
3 | GM | 8.660 | 13,5% |
4 | Hyundai | 7.033 | 10,6% |
5 | Toyota | 5.445 | 8,5% |
6 | Jeep | 4.452 | 6,9% |
7 | Honda | 2.650 | 4,1% |
8 | Renault | 2.106 | 3,3% |
9 | Nissan | 1.813 | 2,8% |
10 | Caoa Chery | 1.770 | 2,8% |
11 | Ford | 817 | 1,3% |
12 | Peugeot | 760 | 1,2% |
13 | Mitsubishi | 635 | 1,0% |
14 | BMW | 577 | 0,9% |
15 | Citroen | 420 | 0,7% |
16 | Audi | 263 | 0,4% |
17 | Volvo | 248 | 0,4% |
18 | Kia | 208 | 0,3% |
19 | Mercedes-Benz | 157 | 0,2% |
20 | Land Rover | 149 | 0,2% |
21 | Porsche | 85 | 0,1% |
22 | Mini | 69 | 0,1% |
23 | Jaguar | 53 | 0,1% |
24 | Suzuki | 49 | 0,1% |
25 | RAM | 37 | 0,1% |
No ranking por modelo o Argo volta à liderança (era o sexto colocado em setembro), com 4.409 unidades vendidas, e o HB20 é o segundo, com 3.188. Em seguida aparecem o Polo, o Creta e o Tracker, nas cinco primeiras posições.
Veja a lista dos 15 carros mais vendidos na primeira quinzena de outubro.
Ranking por modelo – 1ª Quinzena de Outubro/2021
Class. | Modelo | Unidades |
1 | Fiat Argo | 4.409 |
2 | Hyundai HB20 | 3.188 |
3 | Volkswagen Polo | 3.063 |
4 | Hyundai Creta | 2.709 |
5 | GM Tracker | 2.553 |
6 | Fiat Strada | 2.531 |
7 | Fiat Toro | 2.298 |
8 | Jeep Renegade | 2.179 |
9 | Jeep Compass | 2.104 |
10 | Volkswagen Nivus | 2.079 |
11 | Volkswagen Gol | 2.005 |
12 | GM Onix Plus | 1.906 |
13 | GM Onix | 1.797 |
14 | GM S10 | 1.754 |
15 | Toyota Hilux | 1.744 |
Foto: Divulgação/Fiat
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.