Mercado

Pulse credencia a Fiat à “Dupla Coroa” mais uma vez

Desde 2014 uma marca não lidera as vendas de automóveis e comerciais leves em um mesmo ano. A última? A própria Fiat.

O Pulse será finalmente lançado nesta terça-feira,19, após cinco meses de sua primeira aparição pública em um reality show televisivo. Concessionárias, entretanto, há dias já vinham investindo em campanhas publicitárias para convencer clientes a visitar seus showrooms antes mesmo do evento solene, marcado para o início da noite de  amanhã. Algumas, até já expunham fisicamente o modelo no fim da semana passada.

A pressa  para mostrar o novo carro, seja por parte da montadora ou dos revendedores, se justifica. O Pulse é, de longe, a maior novidade da Fiat no ano e a primeira investida da marca no segmento de SUVs, o maior do mercado interno e em franco crescimento.

De janeiro a setembro, 483,5 mil utilitários esportivos foram vendidos no Brasil, número que representa 41,8% de todos os carros de passeio ou 33% do mercado total, considerados também os comerciais leves. Na comparação com igual período do ano passado, o segmento cresceu 40% contra 13,2% da média do mercado.

Fonte: Fenabrave

Portanto, com um SUV — ainda mais posicionado entre os mais baratos, responsáveis pela grande maioria das vendas do segmento —, a Fiat ampliará, e muito, seu arsenal na guerra pela manutenção da liderança no ranking das marcas mais vendidas internamente, reconquistada em 2021, após cinco anos de domínio da General Motors.

De quebra, o carro fabricado pela Stellantis em Betim, MG, pode recolocar também a marca, atual segunda colocada, na briga direta pela ponta do segmento de carros de passeio, que tem à frente a Volkswagen no acumulado dos nove primeiros meses, com 17,4% de participação e 24,7 mil unidades a mais.

Se suplantar a concorrente em 2022 em automóveis — este ano é muito difícil — e mantiver o desempenho em comerciais leves, a Fiat conquistará a, digamos, “Dupla Coroa” do mercado interno, liderando ao mesmo tempo as vendas de automóveis e de comerciais leves.

LEIA MAIS

→ SUVs vendem mais do que hatches e sedãs somados

→ Fiat e VW se mantêm no topo em setembro. GM retoma 3º lugar.

A última vez que isso ocorreu no País foi em 2014 e com a própria Fiat. Em 2015, seu último ano à frente do mercado interno, a atual marca mais popular da Stellantis ficou em segundo lugar em automóveis. De 2016 a 2020, a GM liderou o mercado total, mas sempre tendo a Fiat como líder em comerciais leves.

Ao contrário dos últimos cinco anos, a “Dupla Coroa” foi feito comum na década entre 2005 e 2015, período de total hegemonia da Fiat. Somente em 2009 e em 2015 a marca conseguiu permanecer no primeiro posto sem estar à frente também do segmento de carros: foi suplantada, respectivamente, pela Volkswagen e General Motors, mas nos dois casos por diferença marginal, abaixo de 1 ponto porcentual.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás