O Pulse, primeiro utilitário esportivo da centenária história da Fiat, começa a ser vendido no Brasil em rede de mais de 500 revendedores. O modelo fabricado em Betim, MG, chega em cinco versões e permitirá à marca italiana finalmente participar do maior segmento do mercado interno, responsável por mais de 40% das vendas de carros de passeio em 2021.
O SUV foi oficialmente lançado em evento online na noite desta terça-feira, 19, mas vinha sendo desvendado pouco a pouco nos últimos cinco meses, desde que foi apresentado em um reality show. Restava mesmo apenas saber os principais conteúdos e preços de cada uma das versões.
E o modelo não decepcionará nesse sentido, sobretudo na comparação com vários dos concorrentes mais diretos, como o Volkswagen Nivus, Hyundai Creta ou Nissan Kicks, além do próprio Jeep Renegade, líder do segmento e também fabricado pela Stellantis, dona também da Fiat.
A versão de entrada, Drive, dotada de motor 1.3 flex aspirado de quatro cilindros e câmbio manual de cinco marchas, parte de R$ 79.990, 00 — com transmissão automática, já salta para R$ 89.990,00. Seu motor de 109 cavalos é bem conhecido e equipa há tempos outro veículos da marca, dentre eles o hatch Argo, modelo com o qual o Pulse compartilha várias peças e componentes.
O Pulse mais caro é o Impetus TF200, por R$ 115.990,00. Porém, assim como ele, as versões intermediárias Drive TF200 e Audace TF200 têm uma novidade para lá de relevante: sob o capô, elas abrigam o motor 1.0 turbo flex de 130 cavalos e 20,4 kgfm (200 Nm, daí a nomenclatura) de torque.
Com três cilindros e também fabricado no complexo industrial mineiro da Stellantis, é o mais potente 1 litro do País e em breve equipará outros veículos da marca e do grupo. O novo motor está acoplado a um câmbio CVT que simula sete marchas e tem modos de condução automático, manual e esportivo.
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Herlander Zola, diretor da Fiat para a América Latina, não tem medo de afirmar: “A história da marca será dividida em antes e depois do Pulse”. Para cumprir essa profecia, o utilitário esportivo às revendas como o carro de passeio mais sofisticado da linha negociada aqui, desconsiderados o importado elétrico 500e, produto de nicho, e a picape Toro, um comercial leve.
A depender da versão, pode dispor de série ou como opcionais de itens como quadro de instrumentos digital de 7 polegadas colorido e personalizável, volante multifuncional ou multimídia de 10,1 polegadas. A Fiat também oferece a plataforma de serviços digitais Fiat Connect Me e wi-fi embarcado.
Da lista de dispositivos de série disponíveis nas versões topo fazem parte ainda, dentre outros, sistema que à distância liga o motor e o ar-condicionado e vários de auxílio à condução (veja lista abaixo), como frenagem de emergência e manutenção em faixa de rolagem.
A Stellantis nutre grandes expectativas com o Pulse, que inaugura a plataforma MLA e que será exportado para demais países da América do Sul assim que a produção evoluir a ponto de suprir os pedidos locais e de outros mercados.
A principal delas é manter a Fiat à frente do mercado brasileiro em 2022, já que este ano a posição está mais que consolidada com os 335 mil licenciamentos acumulados de janeiro a setembro, quase 109 mil a mais do que a segunda colocada Volkswagen.
Outra é ultrapassar a própria marca alemã no segmento de automóveis. E não parece missão assim tão distante. Mesmo considerando possível canibalização de versões superiores do Argo e Cronos, o Pulse deve, sim, agregar muitas vendas para a marca, que nos nove primeiros meses vendeu mais de 176 mil carros de passeio contra 201 mil da concorrente.
VERSÕES E PRINCIPAIS ITENS
Drive 1.3 flex manual – R$ 79.990,00
Airbags, alarme antifurto, ar-condicionado automático e digital, ASR (controle eletrônico de tração), radio, duas portas, comandos de áudio e painel de instrumentos no volante, sinalização de frenagem de emergência, farois e lanternas em LED, assistente de partida em rampa, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, controle de tração, monitoramento de pressão dos pneus, quadro de instrumentos 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável
Drive 1.3 flex automática – R$ 89.990,00
Acrescenta em relação à Drive 1.3 Flex Manual, câmbio automático CVT (7 velocidades simuladas), console central com apoio de braço, modo Sport com botão de acionamento no volante. Opcionalmente, Pack Plus (R$ 4.300) – câmera de ré, carregador wireless, Key Less Entry’n Go, partida remota via chave, pintura bicolor. Pack Connect Me (R$ 3.150) – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.
Drive Turbo 200 flex automática – R$ 98.990,00
Acrescenta em relação à Drive 1.3 Flex Automática: motor Turbo 200 Flex e os opcionais Pack Plus II (R$ 6.740) – roda de liga leve de 17 polegadas, bancos e volante revestidos em couro, paddle shifters, Key Less Entry’n Go, partida remota via chave, pintura bicolor, Pack ConnectMe (R$ 3.150) – Fiat ConnectMe, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.
Audace Turbo 200 flex automática – R$ 107.990,00
Acrescenta em relação à Drive Turbo 200 Flex Automática: câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas, carregador wireless para smartphones por indução, Key Less Entry’n Go, partida remota via chave, paddle shifters, volante com revestimento em couro, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de pista, comutação automática de farol alto, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular. Como opcionais, Pack Design (R$ 5.200) – roda de liga leve de 17 polegadas escurecida, bancos revestidos em couro, pintura bicolor, Pack Connect Me (R$ 3.650) – Fiat Connect Me, navegação embarcada e central multimídia com tela de 10,1”.
Impetus Turbo 200 flex automática – R$ 115.990,00
Acrescenta em relação à Audace Turbo 200 Flex Automática: bancos revestidos em couro, cluster 7″ Full Digital, faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps, sistema de navegação GPS embarcado, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de cortesia, rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, sensor de estacionamento dianteiro, teto bicolor, central multimídia com tela de 10,1″, comandos de voz, Pack ConnectMe (R$ 2.650) – Fiat ConnectMe.
Foto: Divulgação
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