Mobilidade

Movida amplia frota de elétricos

Locadora tem agora 220 unidades do Nissan Leaf

Se o preço dos veículos elétricos ainda são quase proibitivos para aquisições no Brasil, dirigi-los já não é tão difícil assim. Além de empresas — ainda que poucas — de compatilhamento, as próprias locadoras de automóveis começam a incorporar ou ampliar o uso de modelos movidos a eletricidade, por meio de aquisições ou parcerias com os fabricantes..

Exemplo recente é o da Movida. A locadora, que já dispunha de 70 unidades do Nissan Leaf, acaba de incorporar outros 150 veículos idênticos e passa a ter a maior frota de elétricos do País, disponível para pessoas física e jurídica em locações eventuais ou de longo prazo.

A constituição da nova frota, na verdade, é uma parceria da montadora japonesa com a empresa de locação. Para viabilizar a utilização do Leaf e, sobretudo, divulgar a mobilidade elétrica, as duas empresas investirão na expansão da infraestrutura de recarga. Inicialmente,  está prevista a instalação de um hub de recarga em loja da locadora na cidade de São Paulo e que contará com carregadores rápidos e wallboxes.

“Temos o objetivo de desenvolver esta nova cultura da mobilidade por meio de acordos que incentivem o uso dos elétricos e apoiem o estudo da tecnologia e soluções ligadas à eletrificação”, afirma Tiago Castro, diretor sênior de Marketing e Vendas da Nissan do Brasil.

“Essa parceria com a Nissan vai ajudar a desmistificar o uso do carro elétrico”, completa Renato Franklin, CEO da Movida, queg tem como meta aumentar sua frota de elétricos e híbridos em 20% e reduzir em 30% a emissão de gases de efeito estufa. Hoje a empresa conta com 159 mil veículos, 170 lojas de aluguel e 73 de veículos seminovos.

LEIA MAIS

→ Motoristas de aplicativos devolvem 30 mil carros para locadoras

→ Locadoras comprarão 50% a menos em 2021

A segunda geração do Leaf foi lançada em 2019 e já é vendida em 50 países. Equipado com o e-Pedal, que permite ao condutor acelerar, desacelerar e parar o carro com o mesmo pedal,  tem baterias de íon-lítio de 40 kWh e motor com potência equivalente a 149 cavalos (110 kW).

O Leaf tem muitos recursos de segurança e assistência à condução, como alerta de mudança de faixa, assistente de frenagem de emergência, controle adaptativo de velocidade, monitoramento de ponto cego, visão 360° com detector de movimento e alerta de tráfego cruzado traseiro, dentre outros.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás