Os modelos da nova série F da Volvo começaram a ser produzidos na fábrica de Curitiba (PR). Com isso, a operação também coloca em andamento avanços nos processos produtivos para suportar o aumento de configurações disponíveis que a nova gama permite.

Dado aos aprimoramentos recebidos, os novos caminhões FH, FM e FMX são considerados pela empresa um dos seus maiores lançamentos globais. Na operação brasileira, responsável também pelas exportações para países da América Latina, a companhia destinou investimento de R$ 1 bilhão.

A nova linha, portanto, também a passa a ser construída também em ambiente reformulado. Avanços nos conceitos da Indústria 4.0 trouxeram mais eficiência e controle sobre os processos de produção de motores e transmissão, cabines e montagem de veículos. Além disso, todas as fábricas são integradas de maneira digital para o sequenciamento correto e visibilidade nas diversas etapas da manufatura.

“Em Curitiba, reunimos a fabricação de veículos numa única unidade, o que traz ganhos em processos e qualidade. Toda a fábrica se preparou para mais uma vez antecipar as tendências do segmento de veículos de transporte de carga”, destaca Cyro Martins, vice-presidente de manufatura da Volvo.

Processos automatizados, como uso de veículos autoguiados, simulações virtuais e uso de drones para controle do inventário de estoque, já faziam parte na rotina das atividades. Com a chegadas dos novos caminhões, no entanto, a unidade precisou de reforço. Isso porque, a nova série oferece mais de duas mil possibilidades de configurações, um quebra-cabeça gigantesco que só um robusto sistema de dados permite sincronizar os processos.

Na montagem, apertadeiras pneumáticas foram substituídas por eletrônicas, o que garante mais precisão no torque em conjunto de parafusos que pode chegar até quatro mil, além de promover melhorias nas condições de trabalho dos operadores.

Também novos robôs entraram em ação que, agora, participação da montagem do painel de instrumentos. O equipamento controla o volume exato de aplicação de selante e câmeras inspecionam de forma instantânea o resultado. Caso seja detectada qualquer falha, o robô avisa o operador e a linha para até que o problema seja resolvido.

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Foto: Volvo/Divulgação

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