Empresa

Volvo começa a produzir os novos caminhões da linha F no País

Para receber a gama, a fábrica de Curitiba absorveu avanços nos processos produtivos baseados na digitalização

Os modelos da nova série F da Volvo começaram a ser produzidos na fábrica de Curitiba (PR). Com isso, a operação também coloca em andamento avanços nos processos produtivos para suportar o aumento de configurações disponíveis que a nova gama permite.

Dado aos aprimoramentos recebidos, os novos caminhões FH, FM e FMX são considerados pela empresa um dos seus maiores lançamentos globais. Na operação brasileira, responsável também pelas exportações para países da América Latina, a companhia destinou investimento de R$ 1 bilhão.

A nova linha, portanto, também a passa a ser construída também em ambiente reformulado. Avanços nos conceitos da Indústria 4.0 trouxeram mais eficiência e controle sobre os processos de produção de motores e transmissão, cabines e montagem de veículos. Além disso, todas as fábricas são integradas de maneira digital para o sequenciamento correto e visibilidade nas diversas etapas da manufatura.

“Em Curitiba, reunimos a fabricação de veículos numa única unidade, o que traz ganhos em processos e qualidade. Toda a fábrica se preparou para mais uma vez antecipar as tendências do segmento de veículos de transporte de carga”, destaca Cyro Martins, vice-presidente de manufatura da Volvo.

Processos automatizados, como uso de veículos autoguiados, simulações virtuais e uso de drones para controle do inventário de estoque, já faziam parte na rotina das atividades. Com a chegadas dos novos caminhões, no entanto, a unidade precisou de reforço. Isso porque, a nova série oferece mais de duas mil possibilidades de configurações, um quebra-cabeça gigantesco que só um robusto sistema de dados permite sincronizar os processos.

Na montagem, apertadeiras pneumáticas foram substituídas por eletrônicas, o que garante mais precisão no torque em conjunto de parafusos que pode chegar até quatro mil, além de promover melhorias nas condições de trabalho dos operadores.

Também novos robôs entraram em ação que, agora, participação da montagem do painel de instrumentos. O equipamento controla o volume exato de aplicação de selante e câmeras inspecionam de forma instantânea o resultado. Caso seja detectada qualquer falha, o robô avisa o operador e a linha para até que o problema seja resolvido.

LEIA MAIS

Volvo inicia oferta dos novos caminhões da linha F

Volvo estima alta acima de 40% nas vendas de caminhões


Foto: Volvo/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás