Empresa

Em ação inédita, Stellantis usa tecnologia 5G na fábrica de Goiana

Projeto-piloto implantado em parceria com a TIM e a Accenture identifica o veículo de acordo com sua versão e acessórios

Após três meses de trabalho integrado, a Stellantis, a TIM e a Accenture apresentaram o primeiro piloto 5G standalone aplicado em ambiente industrial na América Latina. Com a finalidade de assegurar a conformidade da identificação dos veículos de acordo com sua versão e acessórios, o projeto foi implantado no Polo Automotivo de Goiana (PE), onde são produzidos os SUVs da Jeep – Renegade, Compass e Commander – e a picape Toro, da Fiat.

Em evento online realizado nesta quarta-feira, 27, o CIO da Stellantis para a América do Sul, André Souza, destacou que a iniciativa traz ganhos de performance, com consequente redução dos custos:

“Este controle da identificação é fundamental em uma linha flexível como a de Goiana, onde são fabricados quatro modelos distintos de duas marcas, que se multiplicam em mais de 100 versões, cada qual com suas especificações de itens, componentes e acessórios. É um case focado no cliente final, com ganho imediato de qualidade e conformidade”.

O piloto foi implantado por meio de uma rede privada, que utiliza inteligência artificial e cloud computing de forma inédita. A TIM, que teve licença provisória da Anatel para implantar projeto, foi escolhida como a provedora de telecomunicações responsável por fornecer a infraestrutura e rede 5G. A função da Accenture é integrar essa rede com recursos de automação de imagem e análise de vídeo de seus ativos Solutions.AI for Processing para melhorar a segurança e a qualidade da produção de automóveis na fábrica.

A parceria, segundo o CIO da Stellantis, abre o caminho para futuras iniciativas de uso de 5G não só no polo pernambucano como também em outras unidades do grupo. Inicialmente a nova tecnologia está sendo aplicada na fábrica de veículos, com possibilidade de extensão para todo o complexo industrial, envolvendo também os sistemistas lá instalados.

Segundo informações da Stellantis, um segundo projeto-piloto mais complexo será implantado já no mês que vem, envolvendo o tráfego de AGVs (Automated Guided Vehicles). A tecnologia controlará a movimentação dos carrinhos automáticos, dispensando a instalação de trilhos físicos ou magnéticos no piso.

VEJA VÍDEO

https://drive.google.com/file/d/12bz3PNWMxQYNy7pFp42t494vhxwVqm0z/view

Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil, explica que a tecnologia 5G standalone permite usar a conectividade com flexibilidade, trazendo ganhos reais para os usuários. “Nos antecipamos ao mercado e, de forma inédita e pioneira, movimentamos o ecossistema para o desenvolvimento do 5G levando nossa expertise para os clientes corporativos”, resume.

A agilidade no processo de identificação do veículos foi destaca por Paulo Tavares, diretor executivo da Accenture.”A leitura da traseira do veículo, captando e enviando os dados para a núvem, é feita em apenas 2 a 3 milisegundos. Um software de inteligência artificial verifica a conformidade da sigla e informa aos operadores de inspeção de qualidade seu resultado em tempo real para a liberação ou não do veículo.

LEIA MAIS

Apesar das dificuldades, Stellantis mantém otimismo com o Brasil

Fiat e Jeep são destaques em pesquisa de satisfação do cliente


 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás