Dos dez modelos mais vendidos, três são da marca italina e dois da Jeep, também do grupo Stellantis
Pelo décimo mês consecutivo, a Fiat encerrou outubro na liderança do mercado brasileiro de veículos leves. Com 29,4 mil licenciamentos, respondeu por 19,5% do total de 150,7 mil unidades comercializadas no mês e emplacou três modelos no Top 10.
O Argo liderou as vendas, com quase 8,5 mil unidades, enquanto a Strada ficou na terceira posição (6.129) e a picape Toro em 8º lugar (5.187). O grupo Stellantis, que abrange Jeep, Citroën, Peugeot e Ram, além da Fiat, teve cinco modelos entre os dez mais vendidos, ocupando as quatro primeiras posições do ranking. O segundo colocado no mês foi o Jeep Renegade (6.723 unidades) e o quarto o Jeep Compass (6.097).
O quinto colocado foi o Volkwagen T-Cross (6.008), seguido do Hyundai HB20 (5.845) e do Creta (5.492). O Chevrolet Onix, que até o ano passado era líder absoluto do mercado, assim como a própria marca, aparece em outubro na nona posição (5.157), com o VW Gol (5.039) fechando o Top 10.
No ranking por marca, a Volkswagen ficou na vice-liderança em outubro, com 26,3 mil licenciamentos, seguida da Chevrolet (19 mil), Hyundai (13,4 mil) e Jeep (13,2 mil).
Nesse contexto todo do momento, é importante lembrar que todas as montadoras, em maior ou menor escala, têm sido afetadas pelo falta de semicondutores. Agora, em novembro, por exemplo, algumas fábricas, como a da Volkwagen de São Bernardo do Campo, SP, passaram a operar em apenas um turno diante da escassez dos compontes eletrônicos.
LEIA MAIS
→GM garantirá estabilidade de emprego por layoff em São José dos Campos
→Trabalhadores da fábrica da Fiat de Betim aprovam lay-off
→Sindicato do ABC informa que VW vai operar em apenas um turno
Outras também adotaram o layoff, como a Fiat em Betim, MG, e a GM em São José dos Campos, SP. Certo é que o grupo Stellantis é o que tem conseguido manter maior regularidade no mercado ao longo do ano. No acumulado dos dez meses, a Fiat detém a liderança com 22,4% de market share, atingindo a marca de 365 mil unidades vendidas. Foi a marca com maior crescimento de vendas, com alta de 6%.
A Strada é o veículo leve mais vendido no ano, com 91.515 unidades vendidas, seguida do Argo, com 73.800 emplacamentos. Mobi e Toro ocuparam a quinta e sexta posições. Assim como em outubro, Volkswagen e Chevrolet também ocupam a segunda e a terceira colocações no acumulado de 2021. Na sequência estão Hyundai, Toyota, Jeep, Renault, Honda e Nissan.
Foto: Divulgação/Fiat
Claudio Sahad e Emanule Cappellano participaram de reunião em São Paulo promovida pela entidade
Caminhão 100% elétrico compartilha mesma linha de montagem de Wörth com modelos a diesel
Emanuele Cappellano já se prepara para mostrar os avanços na região no encontro de 19…
Em primeira visita ao Brasil, Parker Shi, Presidente da GWM International, defende crescimento gradual da…
Modelo agora vem equipado com quatro itens de ADAS, incluindo assistente de centralização na faixa…
Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo