Dos dez modelos mais vendidos, três são da marca italina e dois da Jeep, também do grupo Stellantis
Pelo décimo mês consecutivo, a Fiat encerrou outubro na liderança do mercado brasileiro de veículos leves. Com 29,4 mil licenciamentos, respondeu por 19,5% do total de 150,7 mil unidades comercializadas no mês e emplacou três modelos no Top 10.
O Argo liderou as vendas, com quase 8,5 mil unidades, enquanto a Strada ficou na terceira posição (6.129) e a picape Toro em 8º lugar (5.187). O grupo Stellantis, que abrange Jeep, Citroën, Peugeot e Ram, além da Fiat, teve cinco modelos entre os dez mais vendidos, ocupando as quatro primeiras posições do ranking. O segundo colocado no mês foi o Jeep Renegade (6.723 unidades) e o quarto o Jeep Compass (6.097).
O quinto colocado foi o Volkwagen T-Cross (6.008), seguido do Hyundai HB20 (5.845) e do Creta (5.492). O Chevrolet Onix, que até o ano passado era líder absoluto do mercado, assim como a própria marca, aparece em outubro na nona posição (5.157), com o VW Gol (5.039) fechando o Top 10.
No ranking por marca, a Volkswagen ficou na vice-liderança em outubro, com 26,3 mil licenciamentos, seguida da Chevrolet (19 mil), Hyundai (13,4 mil) e Jeep (13,2 mil).
Nesse contexto todo do momento, é importante lembrar que todas as montadoras, em maior ou menor escala, têm sido afetadas pelo falta de semicondutores. Agora, em novembro, por exemplo, algumas fábricas, como a da Volkwagen de São Bernardo do Campo, SP, passaram a operar em apenas um turno diante da escassez dos compontes eletrônicos.
LEIA MAIS
→GM garantirá estabilidade de emprego por layoff em São José dos Campos
→Trabalhadores da fábrica da Fiat de Betim aprovam lay-off
→Sindicato do ABC informa que VW vai operar em apenas um turno
Outras também adotaram o layoff, como a Fiat em Betim, MG, e a GM em São José dos Campos, SP. Certo é que o grupo Stellantis é o que tem conseguido manter maior regularidade no mercado ao longo do ano. No acumulado dos dez meses, a Fiat detém a liderança com 22,4% de market share, atingindo a marca de 365 mil unidades vendidas. Foi a marca com maior crescimento de vendas, com alta de 6%.
A Strada é o veículo leve mais vendido no ano, com 91.515 unidades vendidas, seguida do Argo, com 73.800 emplacamentos. Mobi e Toro ocuparam a quinta e sexta posições. Assim como em outubro, Volkswagen e Chevrolet também ocupam a segunda e a terceira colocações no acumulado de 2021. Na sequência estão Hyundai, Toyota, Jeep, Renault, Honda e Nissan.
Foto: Divulgação/Fiat
Sedã começa a chegar à rede com pacote Max Drive a partir de R$ 139.990
Com apenas nove meses nas revendas, modelo assumiu o título de SUV mais vendido da…
Total chega a 8.010, com a abertura de 136 revendas de carros e 229 de…
Entre os materiais que substituem derivados de petróleo, casca de arroz e óleo de soja
Executivo acumulará também o cargo de CFO