Indústria

Produção de caminhões apura alta de 24% em outubro

Volume produzido no ano já é um terço maior do registrado antes da pandemia

Embora também sinta os efeitos provocados desabastecimento de componentes, a produção de caminhões consegue se manter em ritmo aquecido. Apesar de uma leve queda de 1,7% sobre setembro, as 13,6 mil unidades produzidas em outubro representaram crescimento de 24,6% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando das linhas de montagem saíram 10,9 mil unidades.

De acordo com Marco Saltini, vice-presidente da Anfavea, durante apresentação dos resultados do setor automotivo, na segunda-feira, 8, o pequeno recuo mensal não sinaliza preocupação para o setor.

“Os patamares são os mesmos. Apesar da necessidade de semicondutores ser menor, até em função dos volumes menores, a indústria de pesados também enfrenta desafios. Tanto que tivemos o melhor outubro desde 2013.”

Com o volume de outubro, a produção nos dez primeiros meses do ano ultrapassou 131,8 mil unidades, em alta de 91,2% em relação aos 68,9 mil caminhões anotados um ano antes. O desempenho do ano já superou em 33,6% a produção dos dez meses de 2019, portanto, antes da pandemia.

“Devido ao impacto da pandemia, que chegou a interromper a produção, o ano passado não apresenta boa base de comparação. Ainda assim, também tivemos o melhor acumulado desde 2013”, avalia Saltini.

Pelos dados da associação, a categoria de pesados é a que mais alavanca o crescimento. Até outubro, a produção do subsegmento quase dobrou, com 96% de alta, para 64.937 caminhões. O volume representou 49,2% do total de caminhões produzidos no ano.

Ao contrário de caminhões, o segmento de ônibus ainda custa mostrar recuperação. A produção do ano até outubro, com 15,8 mil chassis, foi apenas 1,1% maior em relação ao mesmo período do ano passado, de 15,6 mil

O desempenho isolado do mês passado, com 1,3 mil unidades representou baixa de 27,8% na comparação com outubro do ano passado, quando anotou 1,8 mil chassis.

LEIA MAIS

→Produção de caminhões registra a primeira queda mensal do ano


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás