Tecnologia

Abertura do porta-malas é só a largada da Brose em acessos inteligentes

Sistema adotado pela primeira vez no porta-malas do Jeep Commander deve evoluir e agregar novas funções

A Brose é a fornecedora do sistema automático de abertura do porta-malas do Commander, SUV nacional da Jeep. Todas as versões do modelo saem da fábrica de Goiana, PE, com esse conforto e a Overland, mais completa, conta ainda com sensor hands free access, bastando que o condutor faça gestos para que a tampa se abra.

O mais sofisticado Jeep nacional é também o primeiro veículo produzido aqui com o PLG, como o sistema de abertura do porta-malas da Brose foi batizado comercialmente. Max Forte, presidente da operação brasileira da multinacional alemã, lembra que, até o fornecimento comercial, foram necessários dois anos de desenvolvimento conjunto com a montadora Stellantis, dona da Jeep.

O PLG incorporado pelo SUV é apenas uma primeira versão do sistema, deixa crer Murilo Matta, vice-presidente de novos-negócios da fornecedora. “A Brose enxerga no futuro mais potencial de integração, como outros sistemas de acesso e funcionalidades do interior do veículo”, destaca o executivo.

Ele acrescenta que, no futuro, os sistemas poderão englobar a identificação do proprietário do veículo, passando pela abertura automática e o ajuste interno dos componentes como bancos, direção, sistemas de som, ar-condicionado, fechamento de portas laterais e traseira e até o ajuste em uma posição mais confortável do cinto de segurança.

Know-how para uma rápida evolução não falta à empresa, que constituiu sua primeira operação no Brasil há 13 anos para fornecer, inicialmente, levantadores de vidros a partir de São José dos Pinhais, PR, e que desenvolve sistemas de acesso globalmente. “E aplicamos localmente, assim reunimos maior capacidade de sinergia entre os produtos, já que uma das maiores barreiras de entrada no Brasil é a de desenvolver tanto hardwares, quanto softwares”, argumenta Matta.

O PLG é fruto desse modelo de desenvolvimento a partir de uma plataforma global. Ele já vinha sendo aplicado a versões de quatro portas de modelos da Alfa Romeo e Maserati, outras duas marcas da Stellantis. Segundo a Brose, porém, passou por série de melhorias e evoluções visando a robustez demandada por um SUV.

LEIA MAIS

→ Déficit comercial das autopeças segue em alta

→ Aos cinco anos, Compass é decisivo para o melhor ano da Jeep no Brasil

O sistema faz o fechamento completo da porta traseira de forma interligada, incluindo a fechadura. “Ele realiza o fechamento em uma determinada velocidade e na sequência acopla na fechadura, que realiza o engate final. O sensoriamento garante o fechamento de forma física e eletrônica”, esclarece Matta.

Existe um recurso para evitar acidentes, com sensores nas laterais da porta traseira que detectam a alteração do campo magnético e interrompe automaticamente o fechamento.

Não por coincidência, o PLG é fabricado na planta da Brose instalada no parque de fornecedores vizinho à fábrica da Jeep, em Goiana. O modelo topo de gama da Stellantis ainda conta com módulos de comando das portas e também de arrefecimento do motor.

Não será surpresa assim se, no futuro, também outros veículos fabricados no complexo pernambucano, como o Jeep Renegade, dispuser do mais recente produto da Brose para o mercado brasileiro e, principalmente, de suas evoluções.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás