Empresa

New Holland comemora 46 anos restaurando colheitadeira pioneira

Após dois anos de trabalho, modelo NH 1530 está em exposição na fábrica de Curitiba

A restauração de uma colheitadeira NH 1530, a primeira produzida localmente, marca o aniversário de 46 anos de operações da New Holland Agriculture no Brasil. Lançado em 1976, um ano após a inauguração da fábrica de Curitiba, PR, o modelo acompanhou os primeiros passos de uma geração de produtores rurais decisiva para a expansão da agricultura no País.

O restauro, segundo comunicado da empresa pertencente à CNH Industrial, foi um presente da marca para a unidade industrial paranaense, inaugurada em 25 de outubro de 1975, seus colaboradores e para os agricultores de todo o território nacional.

“Recuperar este patrimônio que é parte da nossa história e da história da agricultura brasileira é um privilégio e uma honra para nós da New Holland”, comenta Rafael Miotto, vice-presidente para a América do Sul. “Esta máquina simboliza o início de uma jornada em busca de melhorias na vida dos que trabalham no campo, para que continuem produzindo mais e melhor, com menor custo e maior facilidade.

Produzida de 1976 a 1979, a NH 1530 tinha tamanho médio, ideal para atender as necesssidades das propriedades rurais na época. “Desde o modelo pioneiro até as modernas linhas TC, TX e CR, que compões o portfólio da marca atualmente, temos buscado oferecer a tecnologia mais adequada para cada momento do agronegócio brasileiro”, complemnta Miotto.

Mario Pino, supervisor do Suporte ao Produto-Colheitadeiras e responsável pelo projeto de restauro da máquina, lembra que a NH 1530, pela sua qualidade, performance e desempenho, se adaptou muito bem à agricultura nascente à época. “Ela tinha uma plataforma pequena e era boa para pequenas lavouras”, diz o executivo, destacando que, mesmo após tantos anos, algumas dessas máquinas continuam em operação até hoje.

A ideia de restaurar uma das colheitadeiras que inaugurou as operações da marca no País surgiu quando Pino visitou o museu da fábrica da New Holland na Bélgica, onde havia em exposição um modelo pioneiro daquela região “Pensei, por que não podemos fazer o mesmo no Brasil?”, revela.

LEIA MAIS

New Holland prioriza cliente com novo conceito de loja

New Holland lança tratores com toda a produção do ano já vendida

O projeto foi aprovado e a partir de contatos com a concessionária Equagril, de Palotina, PR, localizou-se uma máquina que estava encostada na propriedade de um cliente no interior do Estado

“A restauração não é tarefa fácil porque cada componente tem de ser tratado para a nova pintura, como foi o caso do elevador de palhas, por exemplo”, explica Pino. “Muitos componentes estavam danificados ou simplesmente não existiam mais. Foi preciso recorrer até a desmanches para encontrar algumas peças de substituição”, relembra.

O projeto, que teve duração de dois anos, contou com a colaboração de dez concessionários de quatro estados. Além da Equagril, contribuíram para a restauração da máquina a Xingu (Água Boa-MT), Taisa (Pato Branco-PR), Dall’Oglio (Toledo-PR), New Agro (Maringá-PR), Tratowel (Araranguá-SC), Tratornew (Ponta Grossa-PR), Super Tratores (Santa Maria-RS), Rodomac (São Miguel do Oeste-SC) e Amazônia Máquinas (Lucas do Rio Verde-MT).

O modelo totalmente restaurado está agora em exposição na galeria da fábrica de Curitiba, ao lado de máquinas modernas que deram continuidade ao seu legado.


Fomto: Divulgação/New Holland

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás