No acumulado do ano, aqueles com 4 a 10 anos de uso subiram 19%, índice que ficou em 12,8% nos seminovos e 5,9% nos 0 km
Distorção provocada pelos baixos estoques de modelos novos nas redes de concessionários por causa dos gargalos nas linhas de montagem provocados pela falta de semicondutores, o preço dos carros usados segue com reajustes acima dos praticados no segmento de 0 km.
Dados do Monitor de Variação de Preços da KBB Brasil, empresa especializada em pesquisa de valores de veículos novos e usados, mostram que o aumento dos preços dos usados ganhou mais força em outubro. De acordo com o levantamento divulgado nesta terça-feira, 16, os seminovos tiveram variação de 1,67% no mês passado, enquanto os usados mais velhos subiram 2,21%, em média.
Os modelos 2015 foram os que sofreram maior reajsute, de 2,67% em outubro (veja tabela abaixo) Os novos, em contrapartida, subiram 1,38% na média. No acumulado dos dez meses, os preços do segmento dos veículos com 4 a 10 anos de uso foram os que sogreram maior alta, com variação média acima de 19%. No caso dos seminovos, aqueles com até 3 anos de uso, o reajuste neste ano é de 12,8%, índice que fica em 5,9% para os automóveis 0 km.
Variação média de preços dos carros usados (de 4 a 10 anos de uso) | ||||
Ano modelo | Setembro | Outubro | Média mensal em 2020 | Acumulado 2021 |
Média | 1,58% | 2,21% | 0,16% | 19,09% |
2017 | 2,53% | 2,22% | 0,05% | 18,47% |
2016 | 1,67% | 2,60% | 0,14% | 16,95% |
2015 | 1,71% | 2,67% | 0,13% | 19,43% |
2014 | 1,35% | 2,01% | 0,02% | 17,81% |
2013 | 1,26% | 1,38% | 0,21% | 18,67% |
2012 | 0,72% | 2,04% | 0,32% | 19,97% |
2011 | 0,94% | 2,40% | 0,23% | 21,44% |
De acordo com o estudo da KBB, quem mais puxou a alta nos preços entre os seminovos foram os veículos na casa dos 3 anos de uso, ano modelo 2018, que oscilaram em 2,36% em média no mês passado.
Variação média de preços dos carros seminovos (de 0 a 3 anos de uso) | ||||
Ano modelo | Setembro | Outubro | Média mensal em 2020 | Acumulado 2021 |
Média | 0,97% | 1,67% | 0,38% | 12,79% |
2021 | 0,56% | 1,52% | 0,62% | 9,88% |
2020 | 0,76% | 0,61% | 0,71% | 8,91% |
2019 | 1,23% | 2,25% | 0,21% | 15,23% |
2018 | 1,33% | 2,36% | 0,14% | 17,23% |
“Já no caso dos veículos novos, a variação média de outubro ficou em um patamar menor do que a dos outros segmentos de usados, porém representou um passo significativo em relação a setembro ao fechar em 1,38% de acréscimo”, informa a KBB. Considerando apenas os modelos atuais, 2022, o aumento de preço foi mais sensível, de 1,64%, em média.
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O resultado de outubro deixa os carros 2022 perto dos 15% de movimento inflacionário levando em conta os últimos 10 meses. Já os ano/modelo 2021 subiram 6,45%.
Variação média de preços dos carros novos | ||||
Ano modelo | Setembro | Outubro | Média mensal em 2020 | Acumulado 2021 |
Média | 0,54% | 1,38% | 0,48% | 5,91% |
2022 | 2,59% | 1,64% | 0,00% | 14,63% |
2021 | 0,31% | 0,68% | 0,43% | 6,45% |
A KBB Brasil, que utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação de veículos novos e usados, informa que foram pesquisadas 26.376 versões de veículos novos e usados à venda no Brasil para a elaboração do MVP de outubro.
Foto: Pixabay
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