Recursos serão aplicados em três anos e também capacitarão a engenharia local para projetos globais
As dificuldades apontadas por Mercedes-Benz e Audi para justificarem a interrupção ou encerramento da produção de seu veículos premium no Brasil no último ano parecem não afetar a outra grande montadora alemã. A BMW não só não desistiu de sua operação local, como está investindo nela.
Nesta quinta-feira, 18, a empresa anunciou aporte de R$ 500 milhões nos próximos três anos na fábrica de Araquari, SC, para aumentar a contribuição da engenharia local em desenvolvimentos globais e ampliar o portfólio de veículos montados localmente, dentre ele um modelo inédito ainda mantido sob sigilo pelo board na Alemanha.
O valor anunciado equivale a mais de um terço dos cerca R$ 1,3 bilhão que a BMW investiu em Santa Catarina desde 2014, quando inaugurou a unidade de onde já saíram 75 mil veículos para o mercado interno e, inicialmente, também exportação. A ideia é, em princípio, tornar a planta base exportadora para outros países da região.
Boa parte desse novo aporte será destinada a dotar a engenharia brasileira de mais recursos para o desenvolvimento dos softwares de digitalização que comporão projetos mundiaisda montadora. “Vamos investir de forma a reforçar nosso compromisso com os clientes em produzir novos modelos e desenvolver novas tecnologias para o país”, afirma Aksel Krieger, CEO e Presidente do BMW Group Brasil.
Antes, porém, o investimento resultará também na produção local de todas as versões a combustão das novas gerações dos SUV X3 e X4, lançadas na Europa há cerca de seis meses e que estarão nas revendas em breve: X3 M40i, X4 xDrive 30i M Sport e o X4 M40i, que, segundo a marca, “será o veículo mais potente e tecnológico feito no Brasil, com motor de 387 cavalos”.
LEIA MAIS
→ BMW Motorrad acumula 80 mil motos produzidas no País
→ BMW X3 híbrido plug-in tem preços de R$ 400 mil a R$ 450 mil
Alexander Wehr, presidente e CEO do BMW Group para a América Latina, descartou a produção local de modelos elétricos e híbridos no curto prazo. Mas não fechou as portas e condicionou movimentos nesse sentido à demanda do mercado interno. “O Brasil é de longe o mercado com o maior potencial da América Latina, pois tem uma economia diversificada, uma população jovem e aberta às novas tecnologias”, declarou.
Foto: Divulgação
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País