Empresa

Mercedes-Benz aprimora produção com robô colaborativo

Fábrica de Juiz Fora ganha solução em processo de aplicação de cola que refina qualidade, ergonomia e produtividade

A fábrica da Mercedes-Benz de Juiz de Fora (MG) ganhou um auxílio eficaz no processo de produção. A unidade, responsável pela armação, solda e pintura das cabines dos caminhões da marca, tem agora um robô colaborativo para aplicação de cola nas longarinas, etapa que providencia vedação antioxidante na peça.

Antes realizado de maneira manual, agora o processo passou a ser feito pelo braço do UR10e, robô desenvolvido pela Universal Robots a pedido da Mercedes-Benz. O novo auxiliar permitiu aprimorar qualidade, ergonomia e produtividade na operação industrial da fabricante. O processo se torno mais prático e rápido, além de eliminar eventuais retrabalhos.

“Do tempo da aplicação manual para a automática tivemos uma diminuição de aproximadamente 30% no tempo”, revela Anderson Rosa, planejador de processos da Produção de Cabinas & Pintura da fabricante. “Mas no processo como um todo, esse número foi muito maior. Pois no automático, enquanto o robô está aplicando o material, o colaborador pode fazer outra atividade, resultando em um ganho de aproximadamente 85%, com uma qualidade impecável.”

A empresa entende que ao tirar o operador humano da função, se ganha tempo para o trabalhador desempenhar e desenvolver outras atividades na operação. Assim, se promove um processo mais eficiente e ao mesmo tempo mais analítico, tirando de cena o trabalho repetitivo.

“O robô colaborativo chegou para fazer parte dos processos ao lado dos colaboradores, com segurança, praticidade e custo bastante acessível, principalmente comparados aos robôs convencionais. O avanço da tecnologia e a implementação das funcionalidades da Indústria 4.0 vieram para ficar, transformando condições antiergonômicas, melhorando a produtividade, integrando plantas, fornecedores e clientes”, resume Anderson Rosa.

De acordo com a Mercedes-Benz, o UR10e chegou especialmente para atender à produção do Arocs, o mais recente lançamento da marca para os setores de mineração e construção. Para introdução do robô, a unidade mineira contou com a parceria da Mercedes-Benz Trucks de Aksaray, na Turquia, onde teve por mudança semelhante no processo.

LEIA MAIS

→Mercedes-Benz Arocs 8×4 estreia em busca de ser protagonista

→Mercedes-Benz e Bosch iniciam obras em Iracemápolis

→Mercedes-Benz conta trajetória de pioneirismo e inovação


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás