Apartir da terça-feira, 30, até 5 de dezembro, acontece na pista do Haras Tuiuti, no interior paulista, o Electric Experience, o primeiro evento focado em test-drives na pista com veículos 100% elétricos vendidos no Brasil. Serão mais de duas dezenas de modelos disponíveis no autódromo, dentre os quais o Renault Zoe, Audi e-Tron, Nissan Leaf, Peugeot e-208 GT e Fiat 500-e, além de modelos da Byd, Jac e Volvo.
Trinta locadoras de automóveis associadas à Abla, associação que representa as empreas do setor, irão participar no primeiro dia de testes, no período das 8h às 18h. Também na terça-feira, a partir das 14h, haverá o painel “Por que as empresas investem na eletrificação”, com a participação do presidente do Conselho Nacional da entidade, Paulo Miguel Júnior, do diretor de inovação e supply chain da Natura, Nestor Felpi, e do diretor comercial de energias da Raízen, Rafael Rebello.
Situado a 110 km da capital paulista, o Haras Tuiuti é um campo de provas multiuso que sedia os eventos das principais montadoras. Com 2.500 metros no circuito de asfalto e mais de 20 obstáculos na pista off-road, “o espaço exige frenagens fortes e rápidas acelerações, ideais para testar os atributos dos veículos 100% elétricos”, avalia Alfredo Ogawa, da TSO Brasil, organizadora do evento.
LEIA MAIS
→Stellantis mostra Peugeot 208 e-GT e Fiat e500 no salão dos elétricos
→Americanas incorpora frota de 100 Renault Kangoo elétricos
→General Motors inaugura primeira fábrica de elétricos nos EUA
Ele explica que o número de convites gratuitos, com os oferidos à Abla, é limitado. “O objetivo é garantir uma boa experiência a todos os participantes, principalmente na disponibilidade e variedade dos test-drives na pista”, acrescenta Ogawa. “Adotamos um sistema de reserva e confirmação digital, no qual enviamos o link de acesso para a Abla e a associação o encaminha para a locadora que tiver interesse”.
O presidente da TSO Brasil explica que a ideia de reunir todos os modelos num evento único surgiu a partir da ampla procura de diferentes marcas, dentre as quais Volvo, Chevrolet, Peugeot, Renault, Nissan, Caoa Chery, BMW e Audi, para realizar lançamentos de veículos elétricos no local.
“Decidimos, então, reuni-los em um evento só. E como as locadoras têm sido um dos vetores na introdução dos veículos elétricos no Brasil, certamente terão papel ainda mais relevante na diversificação das alternativas de mobilidade entre nós”, conlui Ogawa.
Foto: Divulgação/Renault