Empresa

BYD estuda montar carros e confirma baterias Blade em Manaus

Empresa também ampliará oferta de caminhões elétricos importados

Li: nova etapa da marca com produtos em vários segmentos.

A montadora chinesa BYD não esconde que identifica no Brasil e na América Latina potenciais grandes mercados para seus veículos elétricos, cuja produção mundial acumulada chegará a 1,5 milhão de unidades e que a garante como a segunda maior fabricante mundial.

O diretor de marketing Adalberto Maluf, porém, assegura que a montagem local de automóveis está, sim, nos planos e que ela será encaminhada à medida que o mercado demandar e políticas públicas e tributárias indicarem o caminho para isso. “Não viemos aqui para ser uma marca de nicho apenas”, afirma.

Não é difícil imaginar que algum nível de montagem local possa ser adotado rapidamente, independente de outros fatores favoráveis. Talvez em mais dois anos, é possível arriscar.

Isso porque Tyler, Li, presidente da operação BYD daqui, antecipou durante a apresentação do Tan nesta segunda-feira, 29, em Tuiuti, SP, que pretende iniciar a montagem de baterias Blade, as que equipam o SUV e demais modelos da empresa, no segundo semestre de 2022 em Manaus, AM.

A empresa fabrica hoje em Manaus, unidade que consumiu investimento de R$ 35 milhões, somente baterias para os ônibus elétricos que produz em Campinas, SP. Naturalmente, a limitada capacidade produtiva da planta – em cinco anos a BYD montou 150 ônibus no País – será ampliada.

Para quanto? Mais uma vez, a empresa prefere manter o número reservado entre quatro paredes no aguardo de sinalização do mercado. Mas é pouco provável que a BYD leve em consideração somente o potencial de vendas de seus veículos para definir qual o tamanho do investimento que fará.

Maluf: “Não viemos para ser marca de nicho apenas”.

Ser fornecedora das Blade para outras montadoras não seria um despropósito, até porque apenas replicaria estratégia global da BYD, que, com discrição, já tem suas baterias em veículos da concorrência.

 

LEIA MAIS

→ Com o SUV Tan, elétrico de 517 cv, BYD inicia ofensiva no Brasil

Outra investida da BYD no ano que vem está reservada para o segmento de transporte. Depois da experiência de vender 50 caminhões elétricos no País, especialmente, para empresas de limpeza pública, a marca ampliará a oferta de caminhões. Maluf antecipa que no transcorrer do segundo semestre desembarcarão no País modelos leves e até pesados.

A infraestrutura de atendimento pós-vendas desses veículos será constituída a partir de parcerias, como a que foi estabelecida com a Bosch Services para atender os caminhões da marca em circulação em várias localidades.

 


Fotos: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás