O transportador ganhou mais opções eletrificadas para operações de coleta e distribuição de carga com o lançamento dos furgões Citroën Ë-Jumpy e Peugeot e-Expert. Em versão única, os veículos começam a ser oferecidos pelo preço sugerido de R$ 329.990.

Os modelos se diferenciais de suas versões com motor a diesel apenas pela presença do ponto de recarga, na lateral esquerda. Com o conjunto de baterias acomodado sob o assoalho, a capacidade e espaço para carga foram preservados. Tanto um quanto o outro oferecem compartimento de 6,1 m³ para até 1 tonelada de carga útil.

Ambos trazem banco de baterias de íons de lítio de 75 kWh e OBC de 11kW trifásico, o que, segundo conferido pelo Inmetro, garantem autonomia para até 330 km. O tempo de recarga depende da estação de carregamento, podendo variar de 45 minutos em estações de carregamento rápido de 100 kW, para 80% da bateria, a 7h30 em rede trifásica de 11 kW.

Os veículos são equipados com motor elétrico de 100 kW, equivalente a 136 cv, e torque imediato de 260 Nm (26,5 kgfm). O sistema é associado a modos de condução por meio de seletor de marcha chamado e-Toggle posicionado no console central. Por meio dele, o motorista escolhe a função de acordo com a condição: Park (estacionamento), Rear (marcha a ré), Neutral (neutro) e Drive (condução), além do botão B-Mode, que ativa a frenagem regenerativa para preservar ou carregar parcialmente as baterias, além de diminuir o desgaste das pastilhas de freio.

Há ainda três opções de modos de condução. O Eco para reduzir o consumo de energia, o Normal, que garante um melhor compromisso entre autonomia e desempenho e o Power, seleção que prioriza potência e torque.

Como itens de série, os modelos trazem dispositivo de monitoramento de pressão dos pneus, acendimento automático dos faróis, freio de estacionamento elétrico, sensores de estacionamento traseiro e de chuva, cabo para carga de emergência, assistente de saída em rampa, controle eletrônico de estabilidade, indicador de fadiga e piloto automático. Central multimídia em tela de 7 polegadas e câmera de ré com visão de 180° são os únicos opcionais.

Com os modelos, tanto a Citroën quanto a Peugeot encaminham também a preparação da rede para o atendimento dos elétricos. Por enquanto, duas – uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro – já estão plenamente capacitadas. No ano que vem, a estimativa das marcas é ter pelo menos dez lojas especializadas.

As marcas também estabeleceram parcerias para a oferta de ecossistema e infraestrutura, desde o descarte da bateria, com a Faarte, e soluções de recargas, com a WEG.

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Foto: Stellantis/Divulgação

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