Produto

Citroën e Peugeot lançam Ë-Jumpy e e-Expert

Opções elétricas dos furgões médios chegam ao País por R$ 329.990

O transportador ganhou mais opções eletrificadas para operações de coleta e distribuição de carga com o lançamento dos furgões Citroën Ë-Jumpy e Peugeot e-Expert. Em versão única, os veículos começam a ser oferecidos pelo preço sugerido de R$ 329.990.

Os modelos se diferenciais de suas versões com motor a diesel apenas pela presença do ponto de recarga, na lateral esquerda. Com o conjunto de baterias acomodado sob o assoalho, a capacidade e espaço para carga foram preservados. Tanto um quanto o outro oferecem compartimento de 6,1 m³ para até 1 tonelada de carga útil.

Ambos trazem banco de baterias de íons de lítio de 75 kWh e OBC de 11kW trifásico, o que, segundo conferido pelo Inmetro, garantem autonomia para até 330 km. O tempo de recarga depende da estação de carregamento, podendo variar de 45 minutos em estações de carregamento rápido de 100 kW, para 80% da bateria, a 7h30 em rede trifásica de 11 kW.

Os veículos são equipados com motor elétrico de 100 kW, equivalente a 136 cv, e torque imediato de 260 Nm (26,5 kgfm). O sistema é associado a modos de condução por meio de seletor de marcha chamado e-Toggle posicionado no console central. Por meio dele, o motorista escolhe a função de acordo com a condição: Park (estacionamento), Rear (marcha a ré), Neutral (neutro) e Drive (condução), além do botão B-Mode, que ativa a frenagem regenerativa para preservar ou carregar parcialmente as baterias, além de diminuir o desgaste das pastilhas de freio.

Há ainda três opções de modos de condução. O Eco para reduzir o consumo de energia, o Normal, que garante um melhor compromisso entre autonomia e desempenho e o Power, seleção que prioriza potência e torque.

Como itens de série, os modelos trazem dispositivo de monitoramento de pressão dos pneus, acendimento automático dos faróis, freio de estacionamento elétrico, sensores de estacionamento traseiro e de chuva, cabo para carga de emergência, assistente de saída em rampa, controle eletrônico de estabilidade, indicador de fadiga e piloto automático. Central multimídia em tela de 7 polegadas e câmera de ré com visão de 180° são os únicos opcionais.

Com os modelos, tanto a Citroën quanto a Peugeot encaminham também a preparação da rede para o atendimento dos elétricos. Por enquanto, duas – uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro – já estão plenamente capacitadas. No ano que vem, a estimativa das marcas é ter pelo menos dez lojas especializadas.

As marcas também estabeleceram parcerias para a oferta de ecossistema e infraestrutura, desde o descarte da bateria, com a Faarte, e soluções de recargas, com a WEG.

LEIA MAIS

→Citroën quer quadriplicar participação no Brasil até 2024

→Peugeot já vende o e-208 GT e confirma mais dois elétricos no Brasil


Foto: Stellantis/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás