Empresa

Factorial Energy faz acordo de colaboração com Mercedes-Benz e Stellantis

Avanço no desenvolvimento de baterias sólidas promete proporcionar à mobilidade elétrica mais segurança e maior autonomia

A fabricante de baterias Factorial Energy anuncia novos acordos de colaboração no desenvolvimento de tecnologia de baterias sólidas com a Mercedes-Benz e a Stellantis. Os contratos, assinados na terça-feira, 30, ainda incluem investimentos estratégicos de ambas as corporações automotivas.

De acordo com Siyu Huang, CEO da Factorial, as novas parcerias permitirão acelerar a capacidade de oferecer a tecnologia. “Com os nossos novos parceiros, poderemos desenvolver baterias que não só permitem veículos de condução mais seguros e mais longos, mas que também são compatíveis com ambientes de fabricação de baterias de íon de lítio convencionais.”

A Factorial desenvolveu tecnologia inovadora que amplia o alcance de 20% a 50% por carga, bem como tem paridade de custos em relação aos das baterias convencionais de íon-lítio. A empresa ainda destaca a compatibilidade com a infraestrutura de produção, o que reduz a complexidade da mudança para os fabricantes de automóveis aplicarem a bateria sólida.

A tecnologia da Factorial é baseada no chamado no FEST (Factorial Electrolyte System Technology). A solução aproveita um material eletrolítico sólido, que permite um desempenho de célula seguro e confiável com cátodo e ânodo de alta capacidade.

No início de 2021, a empresa obteve sucesso com o eletrólito dimensionado em células de 40Ah, que funciona em temperatura ambiente e pode ser utilizado na maioria dos equipamentos de fabricação de baterias de íon-lítio existentes.

“Nosso investimento na Factorial e em outros fornecedores de baterias potencialmente reconhecidos aumenta a velocidade e agilidade necessária para fornecer tecnologia de ponta para nosso portfólio de veículos elétricos”, disse em nota o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Iniciativas como essas resultarão em um tempo de chegada mais rápido ao mercado e uma transição com custo mais eficiente para a tecnologia de baterias de estado sólido.”

“Com a Factorial estamos levando a pesquisa e o desenvolvimento na área das promissoras baterias de estado sólido para o próximo nível”, resume Markus Schäfer, membro do Conselho de Administração da Daimler AG e Mercedes-Benz AG. “Com esta cooperação, combinamos a experiência da Mercedes-Benz no desenvolvimento de baterias e integração de veículos com o know-how abrangente da Factorial.”

LEIA MAIS

→Em ação inédita, Stellantis usa tecnologia 5G na fábrica de Goiana

→Mercedes-Benz se junta à Stellantis para produção de baterias


Foto: Factorial/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás