As rápidas transformações pelas quais passa a indústria automotiva revelam bases e compromissos que já começam a moldar o futuro da mobilidade. A ZF tem claro que o veículo será definido por softwares, o que insere um caminho disruptivo na forma da organização atuar.
Como observa Uwe Class, vice-presidente de sistemas avançados da ZF, de maneira paulatina a indústria passará por uma mudança de foco, com novos integrantes na cadeia, especialmente provedores de mobilidade e conectividade. “Os novos agentes estão mais interessados no uso, do que propriamente no produto, além de proporcionar ao veículo capacidade de criar modelos de negócio.”
O cenário que se apresenta já encaminha focos desenvolvimento. Direção autônoma, segurança integrada, controle de mobilidade do veículo e eletrificação estão na mesa. Esses campos de ação, no entanto, exigirão cada vez digitalização, ou seja, softwares.
“O número de funções do veículo crescerá substancialmente. Assim, arquiteturas veiculares deverão ter grande capacidade de processamento, serem escalonáveis e permitirem atualização contínua em toda a vida útil do veículo”, resume Class.
Segundo o vice-presidente de sistemas da ZF, ocorrerá uma forte separação entre software e hardware e, entre eles, surge um mediador. Previsto para estar disponível em veículos a partir de 2024, a empresa trabalha em nova plataforma aberta middleware que atuará entre os sistemas operacionais do veículo e os aplicativos.
Com essa abordagem, a ZF também a complexidade de integração entre os sistemas, porque somente o middleware precisará ser conectado ao sistema operacional. Além disso, a comunicação entre hardware e software ficará mais rápida, bem como padronizada.
Para prover o veículo com capacidade para processar o aumento de funções, a ZF criou, neste ano, um Centro Global de Software. A unidade é a responsável na empresa para desenvolver sistemas de software para as futuras arquiteturas do Grupo.
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Foto: ZF/Divulgação
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