Empresa

ZF: veículo do futuro será definido por softwares.

Próxima geração da mobilidade baliza modelo de negócio da empresa

As rápidas transformações pelas quais passa a indústria automotiva revelam bases e compromissos que já começam a moldar o futuro da mobilidade. A ZF tem claro que o veículo será definido por softwares, o que insere um caminho disruptivo na forma da organização atuar.

Como observa Uwe Class, vice-presidente de sistemas avançados da ZF, de maneira paulatina a indústria passará por uma mudança de foco, com novos integrantes na cadeia, especialmente provedores de mobilidade e conectividade. “Os novos agentes estão mais interessados no uso, do que propriamente no produto, além de proporcionar ao veículo capacidade de criar modelos de negócio.”

O cenário que se apresenta já encaminha focos desenvolvimento. Direção autônoma, segurança integrada, controle de mobilidade do veículo e eletrificação estão na mesa. Esses campos de ação, no entanto, exigirão cada vez digitalização, ou seja, softwares.

“O número de funções do veículo crescerá substancialmente. Assim, arquiteturas veiculares deverão ter grande capacidade de processamento, serem escalonáveis e permitirem atualização contínua em toda a vida útil do veículo”, resume Class.

Segundo o vice-presidente de sistemas da ZF, ocorrerá uma forte separação entre software e hardware e, entre eles, surge um mediador. Previsto para estar disponível em veículos a partir de 2024, a empresa trabalha em nova plataforma aberta middleware que atuará entre os sistemas operacionais do veículo e os aplicativos.

Com essa abordagem, a ZF também a complexidade de integração entre os sistemas, porque somente o middleware precisará ser conectado ao sistema operacional. Além disso, a comunicação entre hardware e software ficará mais rápida, bem como padronizada.

Para prover o veículo com capacidade para processar o aumento de funções, a ZF criou, neste ano, um Centro Global de Software. A unidade é a responsável na empresa para desenvolver sistemas de software para as futuras arquiteturas do Grupo.

LEIA MAIS

Com demanda crescente, ZF investe em nova linha de direção elétrica

Oferta de ADAS quintuplicará no Brasil, projeta estudo da ZF


Foto: ZF/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás