Indústria

Volkswagen Taos tem segurança cinco estrelas para o Latin Ncap

Reavaliados sob novo protocolo, os Fiat Argo e Cronos zeraram nos testes

Produzido na Argentina e México, o Volkswagen Taos é o primeiro veículo vendido no Brasil avaliado pelo Latin Ncap, Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina, a obter cinco estrelas — a nota máxima — sob o novo protocolo da entidade.

Na rodada de testes, divulgada nesta sexta-feira, 3, a entidade também revelou os resultados da reavaliação dos Fiat Argo e Cronos sob os mesmo critérios. Os modelos da marca italiana produzidos no Brasil e na Argentina, porém, não receberam nenhuma estrela, contra as três para proteção de adultos e as quatro para crianças conquistadas em 2019.

O  Taos, que em todas versões oferece seis airbags, controle de estabilidade e sistema Isofix de ancoragem para cadeirinhas, enfrentou impactos frontal, lateral, lateral de poste, manobras do teste do alce, chicotada cervical e de frenagem autônoma, dentre outras provas. Conquistou 90,2% para proteção de adultos, 89,9% em proteção de crianças, 60,6% para pedestres e  85,0% em sistemas de assistência à segurança.

A entidade destaca ainda que SUV também oferece sistema de frenagem de emergência em, ao menos, 50% do volume de produção. “As cinco estrelas do Taos são um marco nos mais recentes protocolos do Latin NCAP e representam o desafio para todos os fabricantes de buscarem a mais alta classificação por estrelas. O Taos fabricado regionalmente oferece segurança padrão global para seus ocupantes e usuários vulneráveis da estrada”,  elogiou Alejandro Furas, secretário geral do Latin Ncap.

Já os modelos da Fiat, que dispõem de apenas dois airbags de série e não contam com controle eletrônico de estabilidade, ficaram bem aquém. Após avaliação dos testes de impactos frontal e lateral, chicotada cervical e proteção de pedestres, obtiveram 24% na proteção de adultos, 10% de crianças, 37% de pedestres e 3% nos sistemas de assistência à segurança.

Segundo a entidade, os Fiat apresentaram proteção média-baixa no impacto lateral, particularmente nas regiões dos joelhos, tórax e cabeça, e a sinalização do sistema de retenção infantil não atende seus requisitos. “À medida que o fabricante do veículo melhorar a sinalização, é provável que o resultado melhore para a proteção dos ocupantes infantis”, afirma nota do órgão.

O baixo índice para proteção a adultos deve-se, diz a instituição, à ausência de airbags para proteção lateral e lateral de cabeça como itens de série, dentre outras observações. “A proteção no impacto lateral [foi] pobre para o ocupante adulto, ganhando zero estrela neste teste”, enfatizou a entidade.

A proteção de pedestres apresentou o pior desempenho desde que o Latin NCAP começou a avaliá-la em 2020. “O veículo tem proteção passiva pobre e não oferece AEB (frenagem automática) para compensar, mitigar ou eventualmente prevenir o contato com pedestres”, destacou o órgão, que revelou que a Fiat já teria se prontificado “a melhorar os veículos  em breve e que solicitará que sejam reavaliados para demonstrar as melhorias”.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás