Indústria

Produção de caminhões apura o melhor acumulado desde 2013

Menos de um mês para acabar o ano, indústria do segmento produziu até novembro mais de 146 mil unidades, em alta de 82%

A produção de caminhões encerrou os onze meses primeiros meses do ano com pouco mais de 146,4 mil unidades, volume 82% maior em relação ao registrado um ano antes, de 80,4 mil. Com o desempenho, o nível de atividade se apresenta como o melhor desde 2013.

“Apesar das dificuldades pela falta de componentes, o segmento de caminhão mantém trajetória de recuperação desde o segundo semestre do ano passado”, avaliou Gustavo Bonini, vice-presidente da Anfavea, durante apresentação do balanço do setor automotivo na segunda-feira, 6. “Demandas do agronegócio, mineração, construção e e-commerce foram os principais motores da retomada.”

Apenas em novembro, saíram das linhas de montagem 14,3 mil caminhões, altas de 4,7% em relação a outubro (13,7 mil) e de 25,3% no conforto com o mesmo mês do ano passado, de 11,4 mil unidades. Segundo os dados da Anfavea, o resultado foi o melhor para o mês desde 2013.

De acordo com Bonini, a demanda por caminhões deverá continuar aquecida em 2022, o que refletirá nas atividades do chão de fábrica. “Ainda não temos um cenário para o ano que vem. Mas há fatores positivos, como a estimativa da Conab de mais um crescimento na safra. O aumento da inflação e dos juros, a revisão do PIB para baixo e a falta de componentes são, porém, os elementos que trazem muitas incertezas.”

Ônibus – A mais afetada pelo impacto da pandemia do setor automotivo, a produção de ônibus ganhou ritmo em novembro com crescimento de 21,4% sobre outubro com 1,5 mil chassis produzidos. O volume, no entanto, foi 7,5% inferior ao de novembro de 2020, quando a indústria construiu 1,7 mil chassis.

Segundo o vice-presidente da Anfavea, o número do mês já reflete o retorno dos ônibus destinado ao Caminho da Escola na produção. “A partir do ano que e, ao longo dele, o programa reforçará as atividades das fábricas.”

No acumulado de janeiro a novembro, o volume produzido de chassi somou 17,4 unidades, volume estável em relação ao mesmo período do ano passado, com ligeira alta de 0,3%.

LEIA MAIS

→Produção de caminhões apura alta de 24% em outubro

→Produção de caminhões registra a primeira queda mensal do ano


Foto: Volvo/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás