Empresa

BMW fecha contrato com fornecedores de chips

Parceria com a Inova e a GlobalFoundries visa garantir o recebimento dos componentes

Diante da crise da falta de semicondutores vivida este ano pelo setor automotivo, as montadoras estão buscando alternativas para evitar problemas similares no futuro. Após anúncio da Stellantis de parceria com a Foxconn, o Grupo BMW acaba de firmar contrato de garantia de fornecimento direto com a desenvolvedora de microchip Inova Semiconductors e a GlobalFoundries, fabricante desses componentes ricos em recursos.

De acordo com comunicado divulgado nesta quinta-feira, 9, o acordo garante ao grupo o fornecimento de milhões de microchips por ano. Eles serão usados na tecnologia LED inteligente ISELED co-desenvolvida pela BMW, que será implantada inicialmente no BMW iX e futuramente em outros modelos. As entregas do citado modelo aos clientes começaram no início do mês passado.

“Estamos aprofundando nossa parceria em pontos-chave da rede de fornecedores e sincronizando nosso planejamento de capacidade diretamente com fabricantes e desenvolvedores de semicondutores”, explicou Andreas Wendt, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável por Compras e Rede de Fornecedores.

Segundo o executivo, a iniciativa melhora a confiabilidade do planejamento e a transparência em torno dos volumes necessários para todos os envolvidos e protege as necessidades da empresa a longo prazo. “Esse acordo pioneiro marca o próximo passo lógico para garantir nossos suprimentos de uma maneira ainda mais equilibrada e proativa daqui para frente”.

LEIA MAIS

Stellantis firma parceria com Foxconn para produzir chips

Dentre outras vantagens, ele destaca também que a parceria permitirá acerar ainda mais a inovação tecnológica. Na avaliação do CEO da Inova Semicondutores, Robert Kraus, a conclusão de um acordo direto com um OEM representa marco importante na história dos fabricantes de componentes eletrônicos.

“Acreditamos firmemente que esta abordagem inovadora de parceria em toda a cadeia de produção nos ajudará a atingir nossos objetivos. Desta forma, podemos garantir o fornecimento para nossos clientes finais e garantir alta confiabilidade de planejamento durante os longos ciclos de produção. É um verdadeiro ganha-ganha”, comentou Kraus.

Mike Hogan, vice-presidente sênior e gerente geral Automotivo, Industrial e Multimercado da GlobalFoundries, diz que a empresa está comprometida em construir relacionamentos mais fortes com a indústria automotiva para oferecer inovação e atender à crescente demanda por chips ricos em recursos: “Este acordo de garantia de fornecimento com o Grupo BMW e a Inova demonstra como as empresas estão fazendo parceria para desenvolver tecnologia LED inteligente inovadora para o novo BMW iX e os futuros lançamentos da marca”.


Foto: Divulgação/BMW

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás