Empresa

VWCO aposta na manutenção de alta no mercado de caminhões em 2022

Para Roberto Cortes, porém, nunca foi tão desafiador projetar o que virá no futuro próximo

O ano que vem ainda se mostra impreciso para as fabricantes de caminhões e ônibus, embora a continuidade do crescimento reserve a maior aposta. Estimativas de volumes ou índices, por enquanto, são incógnitas. Ao menos é assim para Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

“A projeção para o ano que vem é mais desafiadora que já experimentei. Ainda requer tempo para entender. A tendência é de que o mercado vai continuar em crescimento, mas seguiremos em um ambiente difícil.”

Nos pratos da balança do executivo há fatores determinantes capazes de manter o desempenho positivo, mas também outros que embaralham o cenário.

De um lado, pesam a melhora da pandemia com o avanço da vacinação; a estimativa de recuperação da economia, ainda que modesta; a força do agronegócio; os crescimentos da distribuição de carga e das exportações; a volta das entregas de ônibus para o Caminho da Escola; as novas formas de venda com o leasing e a locação; a necessidade de renovação frota; e a possível antecipação de compra com mudança da legislação ambiental que se avizinha.

Por outro, a sinalização do aumento de juros deverá inibir compras ao gerar custos financeiros maiores; a escalada da inflação reduzirá tanto o consumo quanto pressionará repasses de preço ao veículo; o desabastecimento de componentes ainda deverá estar em cena; as eleições possivelmente provocarão hesitações no setor de transporte; e, por fim, a pandemia não acabou, com possibilidade de novas ondas.

Independentemente do que vem pela frente, no entanto, Cortes garante que a VWCO está preparada. Desde o início da pandemia, a fabricante de Resende (RJ) contratou em torno de 1 mil trabalhadores, dos quais 550 somente em 2021. Com isso, o quadro de funcionários na fábrica aumentou em 25%, superando 5 mil empregados.

De acordo com Cortes, o reforço na mão de obra atende ao aumento nas atividades produtivas de Resende, como a chegada da linha Meteor e o início da produção do e-Delivery, bem como de manter o ritmo para a demanda do mercado em novo processo. “Hoje, devido à necessidade de distanciamento, para o mesmo volume de um turno, precisamos de dois.”

A empresa também iniciou esse ano mais um ciclo de R$ 2 bilhões que se estende até 2025. “Vamos avançar em novos acionamentos, conectividade, digitalização e, em especial, no processo de internacionalização da marca, que requer o produto certo para cada mercado.”

No caso, Cortes adianta o movimento da empresa para iniciar testes com o e-Delivery em mercados internacionais da marca, ou seja, países da América do Sul, África do Sul e México. “Começamos a enviar as primeiras unidades para analisar as especificidades de cada mercado. Mas ainda temos o Brasil como prioritário para o modelo”, conta o executivo, adiantando que estima vendas de 600 a 1 mil unidades do caminhão elétrico em 2021.

Em outra ação para os mercados externos, a VWCO terá presença na Ásia. Acerto com o importador MACC colocará oferta de caminhões e ônibus da marca no mercado das Filipinas. O negócio terá oito pontos de atendimento no país e oferta de 10 modelos, dentre os quais caminhões das linhas Delivery e Constellation, além de chassis Volksbus que, no caso, serão montados pela empresa local.

LEIA MAIS

→VWCO anuncia novo ciclo de investimento de R$ 2 bi até 2025

→VWCO de Resende chega aos 25 anos perto da liderança em caminhões

→VWCO avança na eletrificação em parceria com a CBMM

→VWCO vende as primeiras 100 unidades de lançamento do e-Delivery


Foto: VWCO/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás