Enquanto o mercado de automóveis em geral registra queda de 1,3% no acumulado deste ano, com total de 1,4 milhão de emplacamentos, o segmento de SUVs teve expressiva alta de 29,8%, passando de 461 mil unidades de janeiro a novembro de 2020 para 598,5 mil no mesmo período deste ano.
Os demais segmentos somados, em contrapartida, recuaram 16%, de 959,8 mil para 803,3 mil unidades.
Com 40 modelos catalogados no levantamento da Fenabrave, o segmento de SUVs foi o que mais ganhou novidades nos últimos anos e conta hoje com a participação de praticamente todas as marcas que atuam no País. A última a entrar foi a Fiat, que lançou o Pulse neste segundo semestre.
Com tanta variedade de modelos, nada mais natural do que uma acirrada disputa no topo do ranking específico dos SUVs. A Hyundai conseguiu emplacar o Creta na liderança em novembro, com 6.099 unidades. No mesmo mês do ano passado, o topo era ocupado pelo Volkswagen T-Cross, que também dominava no acumulado, enquanto os Jeep Renegade e Compass ocuparam a sgunda e terceira colocações.
Este ano, no entanto, os dois modelos da Jeep dominam as vendas de janeiro a novembro, com, respectivamente, 69,6 mil e 64,2 mil emplacamentos. O Creta é o terceiro no ano, com 58,7 mil unidades, seguido do T-Cross (55,7 mil) e Chevrolet Tracker (42,8 mil).
Em comunicado divulgado esta semana, a Hyundai destaca a liderança do seu modelo em novembro, ressaltando a participação de 15% no mês, quando foram vendidos 57,6 mil SUVs. Em comparação com outubro, as vendas do Creta apresentaram crescimento de 11%, enquanto o segmento praticamente permaneceu estagnado (+0,3%).
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Com os 598 mil emplacamentos do acumulado deste ano, os SUVs conquistaram participação de 42,7% no mercado total de automóveis, ante índice de 32,4% no mesmo período de 2020.
“O Creta recebeu sua nova geração agora em setembro, no ano em que os SUVs se consolidam como o maior segmento nacional”, comenta Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai para o Brasil e Américas Central e do Sul. “Com diversos itens de tecnologia, segurança, sofisticação e conforto, o modelo vem registrando bons volumes de vendas nesta reta final do ano. Considerando os emplacamentos a partir de setembro, o Creta sobe da terceira para segunda posição entre os SUVs”.
A Jeep, no entanto, comemora a liderança de seus modelos no acumulado do ano e da marca, com 135 mil unidades comercializadas de janeiro a novembro. “Mesmo com um mercado cada vez mais disputado, a Jeep segue sendo a número um no segmento que criou”, afirma Everton Kurdejak, diretor de Operações Comerciais da marca para o Brasil.
Fotos: Divulgação/Hyundai/Jeep
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