Mercado

O vaivém no crescente mercado de SUVs

O Hyundai Creta foi líder em novembro, posição que há um ano era ocupada pelo VW T-Cross. Mas Jeep Renegade está no topo em 2021.

Enquanto o mercado de automóveis em geral registra queda de 1,3% no acumulado deste ano, com total de 1,4 milhão de emplacamentos, o segmento de SUVs teve expressiva alta de 29,8%, passando de 461 mil unidades de janeiro a novembro de 2020 para 598,5 mil no mesmo período deste ano.

Os demais segmentos somados, em contrapartida, recuaram 16%, de 959,8 mil para 803,3 mil unidades.

Com 40 modelos catalogados no levantamento da Fenabrave, o segmento de SUVs foi o que mais ganhou novidades nos últimos anos e conta hoje com a participação de praticamente todas as marcas que atuam no País. A última a entrar foi a Fiat, que lançou o Pulse neste segundo semestre.

Com tanta variedade de modelos, nada mais natural do que uma acirrada disputa no topo do ranking específico dos SUVs. A Hyundai conseguiu emplacar o Creta na liderança em novembro, com 6.099 unidades. No mesmo mês do ano passado, o topo era ocupado pelo Volkswagen T-Cross, que também dominava no acumulado, enquanto os Jeep Renegade e Compass ocuparam a sgunda e terceira colocações.

Este ano, no entanto, os dois modelos da Jeep dominam as vendas de janeiro a novembro, com, respectivamente, 69,6 mil e 64,2 mil emplacamentos. O Creta é o terceiro no ano, com 58,7 mil unidades, seguido do T-Cross (55,7 mil) e Chevrolet Tracker (42,8 mil).

Em comunicado divulgado esta semana, a Hyundai destaca a liderança do seu modelo em novembro, ressaltando a participação de 15% no mês, quando foram vendidos 57,6 mil SUVs. Em comparação com outubro, as vendas do Creta apresentaram crescimento de 11%, enquanto o segmento praticamente permaneceu estagnado (+0,3%).

LEIA MAIS

Fiat renova o utilitário Fiorino

Produção de veículos reage, mas é o pior novembro em seis anos

Com os 598 mil emplacamentos do acumulado deste ano, os SUVs conquistaram participação de 42,7% no mercado total de automóveis, ante índice de 32,4% no mesmo período de 2020.

“O Creta recebeu sua nova geração agora em setembro, no ano em que os SUVs se consolidam como o maior segmento nacional”, comenta Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai para o Brasil e Américas Central e do Sul. “Com diversos itens de tecnologia, segurança, sofisticação e conforto, o modelo vem registrando bons volumes de vendas nesta reta final do ano. Considerando os emplacamentos a partir de setembro, o Creta sobe da terceira para segunda posição entre os SUVs”.

A Jeep, no entanto, comemora a liderança de seus modelos no acumulado do ano e da marca, com 135 mil unidades comercializadas de janeiro a novembro. “Mesmo com um mercado cada vez mais disputado, a Jeep segue sendo a número um no segmento que criou”, afirma Everton Kurdejak, diretor de Operações Comerciais da marca para o Brasil.


Fotos: Divulgação/Hyundai/Jeep

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás