Empresa

Cummins chega a 1,4 milhão de motores fabricados

Marco coincide com os 50 anos da empresa no Brasil

Um motor ISF 3,8 litros, com 163 cv e 600 Nm de torque, será entregue à Volkswagen para equipar um caminhão da família Delivery. Pela longa parceria entre a empresa e a montadora, não seria nenhuma novidade não fosse o motor número 1,4 milhão produzido no Brasil e um marco comemorativo dos 50 anos da empresa no País, comemorados este ano.

Precisamente no próximo 22 de dezembro, serão completadas cinco décadas da aquisição da estrutura produtiva de motores diesel e tratores da Otto Deutz. A fábrica, localizada em Guarulhos, SP, às margens da Via Dutra, foi o primeiro grande aporte da Cummins no Brasil e ainda hoje é a sede da operação local — até então representada por um escritório regional no centro da cidade de São Paulo, que respondia por vendas e serviços em toda a América do Sul.

Apenas dois anos após a compra das instalações e de equipamentos, um novo aporte de US$ 49 milhões permitiu o início da produção de motores a diesel para caminhões e ônibus tanto para o mercado interno como, já a partir dos anos 1980, também para a exportação para mais de 20 países.

Um novo salto estaria reservado para o fim daquela década. Contrato de fornecimento de motores para os caminhões da própria Volkswagen demandaria a duplicação da capacidade instalada em Guarulhos, o que só foi possível, então, com investimento de US$ 100 milhões anunciado em 1988.

Mercados e carteira de clientes crescentes, impuseram novos padrões produtivos. Em 2005, outros US$ 60 milhões foram destinados a ampliar a capacidade anual para 70 mil motores e mais US$ 20 milhões, em 2010, encaminhados para o desenvolvimento de  produtos, melhorias de processos e a preparação de motores em conformidade com a norma Euro 5.

Os anos 1990 também foram palco de importantes fatos na trajetória da empresa aqui. Em julho de 1996, por exemplo, seria criada a Cummins Latin America, braço regional com com sede no Brasil. A década ainda registra os lançamentos dos motores diesel 6CTAAR.3 e 6BT5.9, os a gás L10G e NTB55 e os da série B, de 4 cilindros, para picapes e caminhões leves. O portfólio também passou a contar naquela época com os motores 4BT, da série B com quatro cilindros turbo para caminhões, e os ISB, de seis cilindros,  de 5.9 litros, para caminhões médios e ônibus

Já nos anos 2000 a Cummins brasileira passa a fabricar, vender e locar geradores de energia por meio da divisão Cummins Power Generation e a desenvolver motores Euro 3. Em 2004, lançou os propulsores eletrônicos inteligentes, que detectam e avisam o motorista sobre qualquer eventuais problemas.

Quatro anos depois, em 2008, é criada a Cummins Emission Solutions, divisão dedicada a soluções para redução da emissão de gases poluentes por motores a diesel.

LEIA MAIS

→ Cummins amplia produção em 50% e supera volume pré-pandemia

A unificação das operações da Cummins na América Latina, integrando as regiões da América do Sul, México e América Central, aconteceu em 2016. No ano seguinte a empresa inaugurou sua nova linha de produção na fábrica da Holset Turbo Technologies, seguindo a conceito de indústria 4.0s

O  primeiro powertrain elétrico para ônibus foi apresentado em 2018 e, um ano depois, lançado o motor a combustão L9N Near Zero, com 320cv e 138,3 kgfm de torque, com redução de 80% na emissão de material particulado, 90% em óxidos de nitrogênio (NOx) e 70% nos gases de efeito estufa em comparação a motores diesel.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás