Empresa

Scania coloca caminhão elétrico pesado em operação real

Fornecedor sueco de produtos químicos passa a usar cavalo-mecânico para 64 toneladas a bateria

A Scania entregou a Wibax, fornecedor de produtos químicos, um cavalo-mecânico elétrico com capacidade para 64 toneladas de peso bruto total combinado. Para a montadora o veículo representa mais um exemplo no avanço da eletrificação do transporte, que segue a passos largos, ao menos na Europa.

O modelo se insere na frota da Wibax para contribuir com o cumprimento de suas metas climáticas, além permitir reunir arsenal de informações para a montadora. O cavalo-mecânico de três eixos operará em rota no Norte da Suécia, entre as cidades de Piteå e Skellefteå, trecho de 80 quilômetros.

Segundo a Scania para preservar desempenho e permitir a capacidade de carga, a montadora aplicou motor elétrico “significativamente mais potente”, embora não tenha revelado especificações técnicas.

“Este é o primeiro equipamento de 64 toneladas totalmente elétrico que colocamos nas operações do cliente. Passo a passo, estamos demonstrando que as soluções elétricas estão acontecendo muito rapidamente e para basicamente todos os segmentos”, diz Fredrik Allard, chefe de E-mobilidade da Scania.

Como parte de uma parceria de longo prazo, ambas as empresas se debruçarão no projeto para aprimorar o uso do veículo, o que inclui carregamento, duração da bateria e planejamento de rota. O desenvolvimento ainda contribuirá nos planos da Wibax, que pretende adicionar mais caminhões elétricos na frota.

“Identificamos o transporte como nosso maior impacto ambiental. Este caminhão elétrico é um passo para garantir que possamos continuar nossas operações pensando no clima. Durante a vida útil deste caminhão, a Wibax reduzirá as emissões de CO2 em até 1,4 mil toneladas”, resume em nota Jonas Wiklund, CEO do Grupo Wibax. “Caminhões eletrificados mais leves já estão disponíveis no mercado há algum tempo, mas, para nós, isso só importa agora quando podemos eletrificar nossas cargas de 64 toneladas.”

LEIA MAIS

→Scania e sueca SCA desenvolvem de caminhão elétrico florestal

→Scania aprimora trem de força dos caminhões da Nova Geração


Fotos: Scania/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás