Empresa

Volvo inicia teste com ônibus elétrico na América do Sul

Demonstrações começam no Chile e, em seguida, partem para a Colômbia

A Volvo começa pavimentar a oferta de ônibus elétricos na América do Sul ao iniciar testes com operadores na região. A partir de janeiro, uma unidade do Volvo 7900 Electric estará em operação no sistema de transporte público da Região Metropolitana de Santiago, Chile.

O projeto terá duração de quatro meses e, depois, o modelo seguirá para Bogotá, onde estará em avalição no Transmilênio, o sistema BRT da capital colombiana.

De acordo com a fabricante, as demonstrações servirão para validar a tecnologia de ônibus elétrico da marca em operações de alta demanda. “A Volvo foi pioneira em ônibus híbridos no continente, com veículos em operação regular desde 2012, no Brasil e Colômbia. Agora estamos dando mais um passo em nossa jornada de eletromobilidade, trazendo da Europa um ônibus 100% elétrico para testes na região”, diz Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

Durante os testes em Santiago, a Volvo irá monitorar dados como autonomia do ônibus (Kw/km), desempenho, direção, conforto para o passageiro, níveis de ruído, conectividade e performance em zonas com controle remoto de velocidade.

“Nosso objetivo é mostrar aos passageiros, operadores e autoridades de transporte o ônibus Volvo 100% elétrico e estudar o cenário para uma possível introdução futura dessa tecnologia no Chile”, adianta Jose Antonio Margalet, diretor comercial de ônibus Volvo no país.

O Volvo 7900 Electric é um modelo oferecido pela marca na Europa. O ônibus carrega um motor elétrico de 200 Kw e torque máximo nas rodas de tração de 19.000 Nm. As baterias são de íons de lítio com capacidade para até 330 kWh, o que garante autonomia ao longo da jornada diária para ser recarregado somente durante à noite.

A unidade que segue para Santiago tem piso rebaixado, 12 metros de comprimento e capacidade para 95 passageiros. Além de 100% elétrico, o veículo traz sistema de detecção de pedestres e ciclistas, freios eletrônicos a disco, ABS, controles eletrônicos de tração e de estabilidade e assistência de partida em rampa.

LEIA MAIS

Em parceria com a Volvo, Marcopolo exporta 91 ônibus para a África

Volvo Buses lança chassi elétrico de olho na demanda global

Volvo aprimora linha de ônibus rodoviário


Foto: Volvo/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás