Demonstrações começam no Chile e, em seguida, partem para a Colômbia
A Volvo começa pavimentar a oferta de ônibus elétricos na América do Sul ao iniciar testes com operadores na região. A partir de janeiro, uma unidade do Volvo 7900 Electric estará em operação no sistema de transporte público da Região Metropolitana de Santiago, Chile.
O projeto terá duração de quatro meses e, depois, o modelo seguirá para Bogotá, onde estará em avalição no Transmilênio, o sistema BRT da capital colombiana.
De acordo com a fabricante, as demonstrações servirão para validar a tecnologia de ônibus elétrico da marca em operações de alta demanda. “A Volvo foi pioneira em ônibus híbridos no continente, com veículos em operação regular desde 2012, no Brasil e Colômbia. Agora estamos dando mais um passo em nossa jornada de eletromobilidade, trazendo da Europa um ônibus 100% elétrico para testes na região”, diz Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.
Durante os testes em Santiago, a Volvo irá monitorar dados como autonomia do ônibus (Kw/km), desempenho, direção, conforto para o passageiro, níveis de ruído, conectividade e performance em zonas com controle remoto de velocidade.
“Nosso objetivo é mostrar aos passageiros, operadores e autoridades de transporte o ônibus Volvo 100% elétrico e estudar o cenário para uma possível introdução futura dessa tecnologia no Chile”, adianta Jose Antonio Margalet, diretor comercial de ônibus Volvo no país.
O Volvo 7900 Electric é um modelo oferecido pela marca na Europa. O ônibus carrega um motor elétrico de 200 Kw e torque máximo nas rodas de tração de 19.000 Nm. As baterias são de íons de lítio com capacidade para até 330 kWh, o que garante autonomia ao longo da jornada diária para ser recarregado somente durante à noite.
A unidade que segue para Santiago tem piso rebaixado, 12 metros de comprimento e capacidade para 95 passageiros. Além de 100% elétrico, o veículo traz sistema de detecção de pedestres e ciclistas, freios eletrônicos a disco, ABS, controles eletrônicos de tração e de estabilidade e assistência de partida em rampa.
LEIA MAIS
Em parceria com a Volvo, Marcopolo exporta 91 ônibus para a África
Volvo Buses lança chassi elétrico de olho na demanda global
Volvo aprimora linha de ônibus rodoviário
Foto: Volvo/Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.