A Iveco começou a atualizar sua linha de utilitários para a nova fase do Proconve L7, equivalente ao Euro 6, com a apresentação na terça-feira, 14, da Daily 35-160. O comercial leve, produzido na fábrica de Sete Lagoas (MG), estará na rede de concessionários a partir de 1º de janeiro por volta de R$ 250 mil, 10% a mais em relação ao preço da atual geração Euro 5.
É natural que com adição de novas tecnologias ocorra reajustes. A fabricante, no entanto, procurou compensar o aumento de preço com um produto evoluído e serviços exclusivos. “Poderíamos apenas atualizar o veículo para adequação à nova legislação. No caso, não se trata somente de nova tecnologia, mas de aprimoramentos no modelo”, garante Ricardo Barion, diretor comercial da Iveco Brasil.
Segundo a fabricante, o Daily 35-160 Euro VI chega alinhado com a oferta da Europa. No projeto para região da América Latina, a Iveco desenvolveu para a realidade da região o motor da FPT F1C MAX, também produzido em Minas Gerais.
O propulsor, o primeiro homologado para o Proconve P8 no País, gera 160 cv e 380 Nm de torque. Tem turbo de geometria variável para entregar desempenho mais adequado de funcionamento de acordo com as condições de tráfego, além dos sistemas de recirculação de gases EGR e de pós-tratamento SCR, por meio de catalizador e Arla 32.
De acordo com a Iveco, o transportador pode esperar um conjunto 6% mais econômico na comparação com os modelos atuais. Também a marca garante um custo 22% mais barato na manutenção preventiva, bem como um veículo que deverá parar 50% menos. Nas revisões programadas o novo motor deverá ser verificado a cada 30 mil quilômetros em vez dos 15 mil de antes.
Outras vantagens apontadas pela marca são o reservatório de Arla para durar um ciclo de ao menos 4 mil quilômetros e o sistema de pós-tratamento para 400 mil quilômetros. Na área de pós-venda a novidade é um modelo de serviço rápido com promessa de encerrar a revisão em até 90 minutos no máximo.
O desenvolvimento do Daily 35-160 Euro VI ainda permitiu oferecer aumento de produtividade. Embora classificado como comercial leve, para 3,5 toneladas de peso bruto total, o modelo ganhou capacidade para mais 200 kg, elevado o PBT técnico para 4,4 toneladas.
“É o melhor Daily já desenvolvido para região de todos os tempos”, afirma Barion. “Queremos com ele aumentar participação, aproveitando o crescimento do e-commerce.”
Barion prefere não adiantar quanto pretende crescer, mas as vendas do Daily somam ao redor de 12 mil unidades nos últimos três anos, anotando um crescimento de mais de 50% no período de 2019 a 2021, de 3,3 mil unidades para 4,7 mil. No segmento de leves, considerado pela fabricante na faixa de 3,5 a 7 toneladas, mercado em torno de 25 mil veículos ou 18% das vendas totais de caminhões, a Iveco tem 35% do segmento de cabine-chassi.
As próximas etapas de lançamento do Daily Euro VI já estão programadas. A versão City, a de entrada na linha, chegará em abril e, em 2023, os utilitários mais pesados, de 4 e 6,5 toneladas.
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Foto: Iveco/Divulgação
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