Sem categoria

Interesse pela compra de SUV aumenta entre os que já têm carro

Pesquisa Webmotors divulgada em edição do Conexão Anfavea indica cenário positivo para 2022

Em mais uma edição do Conexão Anfavea, com o tema Comportamento do Consumidor em 2022,  o presidente da entidade, Luiz Carlos Moraes e o CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic, apresentaram nesta quarta-feira, 15, os resultados de uma pesquisa sobre intenção de compra de automóveis para 2022.

Na avaliação dos dois executivos, o cenário mostra-se positivo, com 95% dos consumidores que já possuem um carro tendo intenção de trocá-lo em 2022, dos quais a grande maioria – 73% – ainda no primeiro semestre. Dentre vários itens pesquisados, verificou-se um aumento de 38% para 41% no interesse de adquirir um SUV entre os entrevistados que já possuem um carro.

Em relação ao veículo que a pessoa possui, aumentou de 16% para 21% os que já têm um SUV. Em contrapartida, baixou de 43% para 37% os que possuem um hatch e de 18% para 16% os que pensam em adquirir um modelo do gênero. A grande maioria que programa trocar de automóvel – exatos 85% – visa comprar um usado e não um 0 km.

Segundo o presidente da Anfavea e o CEO da Webmotors, esse resultado reflete a dificuldade atual de se comprar veículos novos nas concessionárias por causa da falta de semicondutores. Jurcevic lembrou que teve carro seminovo, com um ano de uso, que tinha preço este ano acima do seu valor de aquisição enquanto um 0 km.  A vendas de usados cresceram 23% este ano.

Entre os consumidores que ainda não têm carro, a preferência por hatchs e sedans ainda prevalece, possivelmente por terem preços mais acessíveis, segundo o CEO da Webmotors.

Com relação aos híbridos e elétricos, 61% dos entrevistados que já possuem carro alegaram estar dispostos a pagar um valor mais elevado para comprar modelos do gênero, Mas a intenção real de compra ainda é bem baixa, na faixa de 1% a 2%.

LEIA MAIS

Vendas de veículos usados desaceleram

Veículos leves: vendas fracas apontam um 2021 pior que 2020.

O financiamento segue como principal opção de pagamaento, mas as opções à vista e financiamento total cresceram para quem ainda não possui um carro. Foi consensual na análise dos dois executivos que a intenção de compra de um veículo próprio para fugir do transporte público foi bem menos marcante na pesquisa deste ano em relação à realizada no final de 2020.


Divulgação/Toyota

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás