Mercado

Fenabrave tem nova diretoria para o triênio 2022-2024

José Maurício Andreta Júnior é o novo presidente e Samir Dahas Bittar o vice

AFenabrave, entidade que representa o setor de distribuição de veículos, tem nova diretoria a partir deste mês. Em assembleia eleitoral realizada on-line em novembro passado, as 52 associações de marca filiadas à entidade, elegeram, por unanimidade, José Maurício Andreta Júnior como o novo presidente e Samir Dahas Bittar como vice. O mandato vale para o triênio 2022-2024.

Alarico Assumpção Júnior, que comandou a Fenabrave entre 2015 e 2021, deixou o cargo em 31 de dezembro e passa a compor o Conselho de Ex-Presidentes da Federação.

“Temos muitos desafios e transformações pela frente”, diz o novo presidente da entidade. “O setor automotivo foi bastante afetado nos últimos anos, com a recessão econômica e a pandemia de Covid-19, e teremos um longo caminho até a recuperação do setor, que representa mais de 4% do PIB e continua extremamente importante para a economia e o desenvolvimento do nosso País. Devemos estar preparados para um novo perfil de mercado”.

Na avaliação do novo vice-presidente, é cada vez mais claro o papel das concessionárias como um centro de soluções de mobilidade para o País. “Além da venda e assistência técnica especializada, nosso modelo de negócios tem se aprimorado rapidamente para atender as demandas do consumidor, seja por meio de atendimentos por canais digitais, maior presença on-line ou até nas novas formas de uso de veículo”.

Natural de Amparo (SP) e formado em Direito, Andreta é presidente do Grupo Andreta, criado por ele em 1995 em Jundiaí (SP). Na vida associativa, o empresário foi presidente da Abracaf (Associação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat) entre 1993-1994, participando, até hoje, do Conselho de Ex-Presidentes da entidade, além de ser membro do Conselho Deliberativo da Fenabrave. Também ocupaou cargos em outras associações de marca.

Representando dez marcas (Fiat, Chevrolet, Ford, Volkswagen, Peugeot, Renault, Hyundai Imports, Hyundai do Brasil, Volvo e Caoa Chery), com 28 concessionárias e mais quatro em fase de nomeação, o Grupo Andreta tem forte presença no interior de São Paulo, nas cidades de Jundiaí, Campinas, Itu, Sorocaba, Piracicaba, Americana, Limeira, Franco da Rocha, Amparo, Mogi Mirim, Jaguariúna, Cerquilho e Indaiatuba, empregando mais de 1.000 funcionários diretos.

LEIA MAIS

Em ano conturbado, venda de veículos cresce 3% em 2021

Fenabrave projeta mercado 4,6% maior em 2022

Formado em Medicina, o novo vice-presiente é natural de Anápolis (GO) e titular do Grupo Nisa, que representa as marcas de automóveis Hyundai e Caoa Chery nas cidades de Goiânia (GO), Aparecida de Goiânia (GO) e Palmas (TO). Ele é, também, empresário da construção civil e mantém suas atividades como médico cirurgião do aparelho digestivo.


Foto: Divulgação/Fenabrave

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás