Mercado

Fiat cresce 33,9% em 2021 e volta à liderança após seis anos

Volkswagen e Chevrolet, principais concorrentes, tiveram queda de participação

Com o veículo mais negociado do País, a picape Strada, a Fiat encerrou 2021 como a líder em vendas de automóveis e comerciais leves após cinco anos consecutivos de domínio da Chevrolet. A marca italiana superou 431 mil licenciamentos, 33,9% a mais do que no ano passado e 21,8% de participação considerados os segmentos de carros de passeio e comerciais leves.

O desempenho da Fiat chama a atenção também quando se compara o crescimento médio do mercado brasileiro, que evoluiu somente 1,2% na mesma comparação, e das principais concorrentes. Segunda colocada no ano passado, a Volkswagen vendeu 302,3 mil unidades, 15,3% de participação e queda de 8,5%.

O desempenho da Chevrolet, terceira colocada, foi ainda mais sofrível. Com a General Motors enfrentando longos períodos de paralisação de suas linhas de montagem em decorrência da falta de componentes, a marca acumulou apenas 242,1 mil veículos entregues aos clientes finais, um tombo da ordem de 28,5% sobre o ano anterior e encolhimento da participação de 5 pontos porcentuais; de 17,3% em 2020 para 12,2%.

Na prática, a Fiat vendeu 129 mil veículos a mais que a segunda colocada, cerca de quatro meses de vendas. Não à toa a marca, que no três anos anteriores ocupou a terceira posição no ranking, saltou direto para o primeiro lugar, atropelando sobretudo a Volkswagen, principal ameaça para a GM em 2020.

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→ Em ano conturbado, venda de veículos cresce 3% em 2021

Apesar do salto, a Fiat registrou somente o sexto maior crescimento dentre as vinte marcas mais vendidas no Brasil. Foi superada pela Jeep, sua coirmã de Stellantis, que aumentou as vendas em 35% e obteve 7,5% de participação, pela Caoa Chery, que dobrou os emplacamentos e assumiu a 10ª colocação pela primeira vez,  e pela Citroën e Peugeot, outras duas marcas da Stellantis, que  cresceram, respectivamente 73% e 119% a mais.

O  ano passado ficará marcado também pelo fim da produção da Ford no Brasil e seu natural declínio nos licenciamentos. Se em 2020 a marca — a primeira a ter montagem local, iniciada em 1919 — vendera 139 mil automóveis e comerciais leves, fatia de 7,4% do mercado interno e a 5ª maior, em 2021  foram somente 37,8 mil, 73% a menos, e abaixo de 2% de participação.

 

Vendas e evolução das marcas em 2021

Fiat 430.242 33,9%
Volkswagen 302.219 -8,5%
GM 242.049 -28,5%
Hyundai 184.259  10%
Toyota 172.904 25,4%
Jeep 148.746 35,0%
Renault 127.574 -3,1%
Honda 81.413 -3,2%
Nissan 64.912 6,4%
Caoa Chery 39.729 97,8%
Ford 37.771 -72,9%
Peugeot 29.553 119,4%
Citroen 23.354 73,3%
Mitsubishi 20.641 19,1%
BMW 14.517 16,8%
Volvo 8.274 7,4%
Mercedes-Benz 7.154 -22,2%
Audi 6.255 -10,1%
Land Rover 5.168 11,8%
Kia 5.043 -15,7%

 


Foto: Divulgação

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Publicado por
George Guimarães

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