Ante queda de 3% nas vendas de automóveis, a demanda por SUVs registou expansão de 26,5%, passando de 528,2 mil unidades em 2020 para 668,3 mil no ano passado. A participação desses modelos no mercado total subiu 10 pontos porcentuais, saltando de 32,7% para 42,9%.
O Jeep Renegade liderou entre os modelos do gênero, com 73.913 emplacamentos, seguido do Jeep Compass (70.906), Hyundai Creta (64.759), VW T-Cross (62.307) e Chevrolet Tracker (50.757), conforme dados divulgados pela Fenabrave na semana passada.
O segmento que mais perdeu com essa escalada dos SUVs foi o de hatches pequenos, que até 2019 eram maioria nas vendas de automóveis do País. Foram 341,8 mil emplacamentos no ano passado, 28,2% a menos do que os 475,8 mil registrados em 2020. Com isso, houve queda na participação do segmento de 29,4% para 21,9%.
Parte dessa expressiva desaceleração das vendas de hatches pequenos pode ser atribuída à escassez de modelos Chevrolet Onix no mercado brasileiro, principalmente no primeiro semestre do ano, quando a General Motors paralisou suas operações na fábrica de Gravataí, RS, por causa da falta de semicondutores.
Líder absoluto do mercado até 2020, o Onix caiu para a quarta colocação no ranking dos automóveis mais vendidos no País no ano passado, com 73.623 licenciamentos. O líder foi o Hyundai HB-20, com 86.455 unidades comercializadas, seguido do Fiat Argo (84.644) e Jeep Renegade (73.913).
Vale lembrar que considerando a soma de todos os veículos leves, incluindo também picapes, vans e furgões, a Fiat Strada ocupou a primeira colocação no mercado brasileiro em 2021. Foi a primeira vez que uma picape vendeu mais do que um automóvel no País.
LEIA MAIS
→Fiat cresce 33,9% em 2021 e volta à liderança após seis anos
→Em ano conturbado, venda de veículos cresce 3% em 2021
→Anfavea aposta em crescimento de 8,5% nas vendas internas
→Fenabrave projeta mercado 4,6% maior em 2022
A retomada das vendas do Onix a partir de de setembro passado pode contribuir para que os hatches reconquistem algum espaço nas vendas internas este ano. Em dezembro, por exemplo, o Onix assumiu a liderança entre os automóveis, com 11.529 emplacamentos. Na sequência aparecem o Onix Plus (9.1050, VW Gol (8.329), Chevrolet Tracker (7.936) e HB20 (7.926).
Foto: Divulgação/Jeep
- 2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil” - 19 de dezembro de 2024
- 2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro - 19 de dezembro de 2024
- Importações de autopeças avançam 11%, exportações recuam 14% - 18 de dezembro de 2024