Mercado

VWCO retoma liderança das vendas de caminhões em 2021

Desempenho nas categorias de médios e semipesados contribuíram para recuperar posição perdida em 2016

A Volkswagen Caminhões e Ônibus encerrou o ano passado no topo do mercado de caminhões. A marca reconquistou a posição com as vendas de 37,4 mil unidades, em alta de 46,4% em relação a 2020 e participação 29,1% no total de 128,6 mil emplacamentos.

A VWCO não ocupava o primeiro lugar desde 2016, quando perdeu a posição para a Mercedes-Benz, interrompendo uma série de mais de uma década na liderança.

O retorno ao topo contou com significativa participação de suas vendas de caminhões médio e semipesados, categorias que lidera com margem confortável.

No primeiro caso, as 8,3 mil unidades negociadas representaram crescimento de 35,9% de crescimento e participação de 74,8% das vendas no segmento. No segundo, os 16,7 mil modelos promoveram alta de 48% e fatia de 52% dos emplacamentos. Se somados os volumes, a VWCO respondeu sozinha por 57,9% das vendas de médios e semipesados.

Com a ascensão da VWCO, a Mercedes-Benz terminou 2021 na vice-liderança. A companhia entregou no ano passado 36,1 mil caminhões (inclui modelos semileves da família Sprinter), expansão de 25% sobre as vendas de 2020 e participação de 28,06%.

Com o resultado, as vendas da fabricante de São Bernardo do Campo (SP) ficaram abaixo da média do crescimento do mercado, de 43,5%, de acordo com o balanço da Anfavea.

A Volvo completa o terceiro lugar do pódio ao contabilizar 21,8 mil caminhões vendidos em 2021. O volume permitiu registrar alta nas vendas de 45,7% sobre o ano anterior. Presente apenas dentre semipesados e pesados, a montadora respondeu por 22,2% das vendas nos segmentos, de 98,3 mil unidades.

A fabricante de Curitiba (PR), no entanto, encerrou o exercício na liderança de pesados com 17,9 mil modelos entregues, volume que proporcionou participação de 27,2% das vendas da categoria, de 66,1 mil unidades. Impulsionaram as vendas o FH 540, com mais de 8,9 mil modelos negociados.

Ranking de vendas por marca acima de 16 toneladas (Jan-out 2024)

ABA/BParticipação (2024)
Janeiro-Outubro 2024Janeiro-Outubro 2023Variação %%
Mercado acima 16 T80.88366.888+20,975,6 (mercado total 103.316)
Marcas
Volvo18.73415.959+17,3823,16
VWCO17.81714.932+19.3222,02
Scania15.8879.658+64,519,64
Mercedes-Benz14.93313.938+7,1318,46
DAF8.0506.739+19,459,95
Iveco5.4405.628-3,346,72
Fonte: Anfavea/Elaboração AutoIndústria

LEIA MAIS

→Emplacamentos de caminhões registram alta de 43% em 2021

→Produção de caminhões encerra 2021 com crescimento de 75%

→VWCO aposta na manutenção de alta no mercado de caminhões em 2022


Foto: VWCO/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás