Desempenho nas categorias de médios e semipesados contribuíram para recuperar posição perdida em 2016
A Volkswagen Caminhões e Ônibus encerrou o ano passado no topo do mercado de caminhões. A marca reconquistou a posição com as vendas de 37,4 mil unidades, em alta de 46,4% em relação a 2020 e participação 29,1% no total de 128,6 mil emplacamentos.
A VWCO não ocupava o primeiro lugar desde 2016, quando perdeu a posição para a Mercedes-Benz, interrompendo uma série de mais de uma década na liderança.
O retorno ao topo contou com significativa participação de suas vendas de caminhões médio e semipesados, categorias que lidera com margem confortável.
No primeiro caso, as 8,3 mil unidades negociadas representaram crescimento de 35,9% de crescimento e participação de 74,8% das vendas no segmento. No segundo, os 16,7 mil modelos promoveram alta de 48% e fatia de 52% dos emplacamentos. Se somados os volumes, a VWCO respondeu sozinha por 57,9% das vendas de médios e semipesados.
Com a ascensão da VWCO, a Mercedes-Benz terminou 2021 na vice-liderança. A companhia entregou no ano passado 36,1 mil caminhões (inclui modelos semileves da família Sprinter), expansão de 25% sobre as vendas de 2020 e participação de 28,06%.
Com o resultado, as vendas da fabricante de São Bernardo do Campo (SP) ficaram abaixo da média do crescimento do mercado, de 43,5%, de acordo com o balanço da Anfavea.
A Volvo completa o terceiro lugar do pódio ao contabilizar 21,8 mil caminhões vendidos em 2021. O volume permitiu registrar alta nas vendas de 45,7% sobre o ano anterior. Presente apenas dentre semipesados e pesados, a montadora respondeu por 22,2% das vendas nos segmentos, de 98,3 mil unidades.
A fabricante de Curitiba (PR), no entanto, encerrou o exercício na liderança de pesados com 17,9 mil modelos entregues, volume que proporcionou participação de 27,2% das vendas da categoria, de 66,1 mil unidades. Impulsionaram as vendas o FH 540, com mais de 8,9 mil modelos negociados.
A | B | A/B | Participação (2024) | |
---|---|---|---|---|
Janeiro-Outubro 2024 | Janeiro-Outubro 2023 | Variação % | % | |
Mercado acima 16 T | 80.883 | 66.888 | +20,9 | 75,6 (mercado total 103.316) |
Marcas | ||||
Volvo | 18.734 | 15.959 | +17,38 | 23,16 |
VWCO | 17.817 | 14.932 | +19.32 | 22,02 |
Scania | 15.887 | 9.658 | +64,5 | 19,64 |
Mercedes-Benz | 14.933 | 13.938 | +7,13 | 18,46 |
DAF | 8.050 | 6.739 | +19,45 | 9,95 |
Iveco | 5.440 | 5.628 | -3,34 | 6,72 |
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Foto: VWCO/Divulgação
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