Mercado

VWCO retoma liderança das vendas de caminhões em 2021

Desempenho nas categorias de médios e semipesados contribuíram para recuperar posição perdida em 2016

A Volkswagen Caminhões e Ônibus encerrou o ano passado no topo do mercado de caminhões. A marca reconquistou a posição com as vendas de 37,4 mil unidades, em alta de 46,4% em relação a 2020 e participação 29,1% no total de 128,6 mil emplacamentos.

A VWCO não ocupava o primeiro lugar desde 2016, quando perdeu a posição para a Mercedes-Benz, interrompendo uma série de mais de uma década na liderança.

O retorno ao topo contou com significativa participação de suas vendas de caminhões médio e semipesados, categorias que lidera com margem confortável.

No primeiro caso, as 8,3 mil unidades negociadas representaram crescimento de 35,9% de crescimento e participação de 74,8% das vendas no segmento. No segundo, os 16,7 mil modelos promoveram alta de 48% e fatia de 52% dos emplacamentos. Se somados os volumes, a VWCO respondeu sozinha por 57,9% das vendas de médios e semipesados.

Com a ascensão da VWCO, a Mercedes-Benz terminou 2021 na vice-liderança. A companhia entregou no ano passado 36,1 mil caminhões (inclui modelos semileves da família Sprinter), expansão de 25% sobre as vendas de 2020 e participação de 28,06%.

Com o resultado, as vendas da fabricante de São Bernardo do Campo (SP) ficaram abaixo da média do crescimento do mercado, de 43,5%, de acordo com o balanço da Anfavea.

A Volvo completa o terceiro lugar do pódio ao contabilizar 21,8 mil caminhões vendidos em 2021. O volume permitiu registrar alta nas vendas de 45,7% sobre o ano anterior. Presente apenas dentre semipesados e pesados, a montadora respondeu por 22,2% das vendas nos segmentos, de 98,3 mil unidades.

A fabricante de Curitiba (PR), no entanto, encerrou o exercício na liderança de pesados com 17,9 mil modelos entregues, volume que proporcionou participação de 27,2% das vendas da categoria, de 66,1 mil unidades. Impulsionaram as vendas o FH 540, com mais de 8,9 mil modelos negociados.

Ranking de vendas por marca acima de 16 toneladas (Jan-out 2024)

ABA/BParticipação (2024)
Janeiro-Outubro 2024Janeiro-Outubro 2023Variação %%
Mercado acima 16 T80.88366.888+20,975,6 (mercado total 103.316)
Marcas
Volvo18.73415.959+17,3823,16
VWCO17.81714.932+19.3222,02
Scania15.8879.658+64,519,64
Mercedes-Benz14.93313.938+7,1318,46
DAF8.0506.739+19,459,95
Iveco5.4405.628-3,346,72
Fonte: Anfavea/Elaboração AutoIndústria

LEIA MAIS

→Emplacamentos de caminhões registram alta de 43% em 2021

→Produção de caminhões encerra 2021 com crescimento de 75%

→VWCO aposta na manutenção de alta no mercado de caminhões em 2022


Foto: VWCO/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás