Com participação de 8%, as vendas de modelos 100% elétricos mais que triplicaram no ano passado
Balanço da Anfavea de licenciamentos de veículos eletrificados registra expressivo avanço nas vendas. No ano passado, o consumidor brasileiro adquiriu 34,9 mil unidades dentre modelos híbridos e totalmente elétricos, um avanço de 77,2% sobre os emplacamentos do segmento em 2020, de 19,7 mil unidades.
Com o resultado, a participação dos automóveis e comerciais leves eletrificados nas vendas totais alcançou 1,8%, aumento de 0,8 ponto porcentual em relação ao fechamento do exercício de 2020.
Das vendas totais de eletrificados no ano passado, 2,8 mil unidades foram de modelos 100% elétricos (BEV). O volume, além de expressar uma alta de 257% em relação ao ano anterior, de 801 veículos, representou 8% dos emplacamentos do segmento.
Os híbridos seguem com a maior parte do bolo. Os licenciamentos em 2021 somaram 32,1 mil unidades, vendas 69,6% superiores às de 2020, quando registrou 18,9 mil emplacamentos. Dentre os híbridos, 20,6 mil representaram os elétricos híbridos (HEV), e 11,4 mil os do tipo plug-in (PHEV), correspondendo a participações de 59% e 32,7%, respectivamente, no volume total de veículos leves eletrificados vendidos.
Levantamento da ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, destaca o desempenho do Toyota Cross Híbrido Flex. Lançado em março do ano passado, o modelo participou com 54% das vendas de HEV ao somar pouco mais de 11 mil unidades vendidas.
Os dez híbridos mais vendidos em 2021*
Os dez modelos 100% elétricos mais vendidos em 2021*
*Fonte: ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico/Renavam
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Foto; Acea/Divulgação
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