Empresa

VWCO começa a exportar caminhões e ônibus para a Ásia

Filipinas é o primeiro país do continente a receber os veículos produzidos em Resende

AVolkswagen Caminhões e Ônibus encerrou 2021 comemorando a liderança no mercado interno de caminhões e inicia 2022 com outra boa notícia. Desta vez, porém, vinda do exterior. A empresa começará a vender os veículos que produz em Resende, RJ, do outro lado do planeta, nas Filipinas.

Para isso, pela primeira vez em suas quatro décadas de existência, a marca terá um importador oficial na Ásia: a MACC – MAN Automotive Concessionaires Corp, com mais de 30 anos no setor. A empresa tem sede nas Filipinas e, segundo a VWCO, será  sua “porta de entrada no continente”.

Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, vê o acordo com a MACC como um marco na estratégia de internacionalização da marca:

” Estamos em meio a um ciclo de investimentos de R$ 2 bilhões, dos quais as exportações dos caminhões e ônibus Volkswagen estão entre as prioridades. O mercado filipino é nosso primeiro passo na Ásia e vamos explorar todas as oportunidades, especialmente do programa de renovação de frotas para transporte de pessoas que está em vigência naquele país”.

A VWCO colocará á disposição do importador dez modelos para o mercado filipino das famílias de caminhões Delivery e Constellation  e dos ônibus Volksbus. A própria Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus foi responsável pela customização das versões para atendimento das demandas técnicas, legais e de conteúdo do novo mercado.

O lote inicial de 43 unidades já está completamente vendido, afirma a VWCO. A  importadora, porém, ficará responsável pela montagem dos ônibus em sua unidade fabril localizada nas proximidades da capital Manila. Já os caminhões seguirão completos a partir da fábrica sul-fluminense.

A MACC terá oito pontos de atendimento para vendas e pós-vendas espalhados pelo país de 109 milhões de habitantes. As localizações são estratégicas, nos principais centros de movimentação de cargas e pessoas das cerca de 7 mil ilhas que constituem as Filipinas.

A VWCO já tem longa trajetória em exportações, desde que foi fundada, há quatro décadas. Já no seu primeiro ano embarcou 37 caminhões Volkswagen para o Chile, Paraguai e México, países que até hoje consomem seus produtos. Desde então, seguiram para outros países perto de 160 mil caminhões e ônibus, enviados para mais de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio.

LEIA MAIS

→ Em 2021, exportações de veículos recuperam apenas parte das perdas

→ VWCO aposta na manutenção de alta no mercado de caminhões em 2022


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Fatia dos carros chineses atinge 6% e venda de nacionais fica estagnada

Por causa da facilidade para importar, marcas chineses estão postergando início de produção local, diz…

% dias atrás

Exportações avançam 48% no 1º quadrimestre impulsionadas pela Argentina

Participação do país vizinho nas remessas brasileiras saltou de 35% para 59% em um ano

% dias atrás

Produção de veículos avança 20% em abril e é a maior em seis anos

No quadrimestre, volume superou 811 mil unidades. Setor abriu 7,5 mil vagas em um ano,…

% dias atrás

Segmento de caminhões acende sinal de alerta na Anfavea

Queda na demanda impacta em ajuste na produção em ritmo 5,5% menor em abril

% dias atrás

Com novo T-Cross, VW retoma exportações para a África

Primeiro lote de 200 unidades seguiu para Camarões, Costa do Marfim, Gana, Madagascar, Ruanda e…

% dias atrás

Volvo inicia produção de ônibus elétricos no País

Fábrica de Curitiba assume a responsabilidade de abastecer o mundo com o BRZT em versões…

% dias atrás