Ao divulgar balanço de vendas nesta segunda-feira, 17, o Grupo Renault anunciou maior participação das suas marcas nos canais mais rentáveis da Europa e outras regiões.  Com total próximo de 2,7 milhões de veículos negociados globalmente em 2021, um ano marcado pela falta de semicondutores e gargalos na produção do setor em todo o mundo, a empresa registrou queda de 4,5% em relação a 2020.

A política comercial do grupo de ampliar fatia em faixas de mercado mais lucrativas foi iniciada no terceito trimestre e vem dando bons resultados operacionais. “Nos cinco principais países da Europa – França, Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido) -, a participação das vendas a clientes particulares representam agora 58%, um crescimento de quase seis pontos porcentuais em comparação com 2019, no período pré-pandemia”, revela comunicado da empresa.

Além disso, a Renault vem fortalecendo sua posição no mercado eletrificado em toda a Europa. A gama de modelos E-TECH (veículos elétricos e equipados com motorizações híbridas) atingiu penetração de 30% nos emplacamentos de automóveis da marca francesa no mercado europeu no ano passado, ante os 17% de 2020.

O modelo Arkana (foto acima), responsável pelo retorno da Renault ao segmento C, totalizou 56% de suas vendas com versões equipadas com a motorização E-TECH.

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Também vem contribuindo para o sucesso do grupo a renovação da gama de modelos da marca Dacia, alavancada principalmente pelo novo Sandero. Com 6,2% de participação nas vendas do varejo, a marca subiu pela primeira vez ao terceiro lugar do pódio.

A marca Lada, por sua vez, se mantém líder no mercado russo com uma fatia de mercado de quase 21%. Os modelos  Vesta e Granta ocupam, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar no ranking dos carros mais vendidos.
No caso da marca Alpine, as vendas cresceram mais de 74%, com 2.659 unidades vendidas em 2021.

“O portfolio de pedidos do grupo dobrou em comparação com 2020 na Europa, atingindo mais de três meses de vendas, sustentado pela atratividade da gama de modelos Renault E-TECH, os veículos comerciais leves, além do Dacia Sandero e do Dacia Spring 100% elétrico. Já os estoques registraram uma queda estimada da ordem de 30%, em comparação com 2020”, conlui nota da Renault.


Foto: Divulgação/Renault

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