Empresa

Renault amplia participação nos canais mais rentáveis

Apesar da queda de 4,5% nas vendas mundiais, empresa fortalece negócios no varejo europeu e no segmento elétrico

Ao divulgar balanço de vendas nesta segunda-feira, 17, o Grupo Renault anunciou maior participação das suas marcas nos canais mais rentáveis da Europa e outras regiões.  Com total próximo de 2,7 milhões de veículos negociados globalmente em 2021, um ano marcado pela falta de semicondutores e gargalos na produção do setor em todo o mundo, a empresa registrou queda de 4,5% em relação a 2020.

A política comercial do grupo de ampliar fatia em faixas de mercado mais lucrativas foi iniciada no terceito trimestre e vem dando bons resultados operacionais. “Nos cinco principais países da Europa – França, Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido) -, a participação das vendas a clientes particulares representam agora 58%, um crescimento de quase seis pontos porcentuais em comparação com 2019, no período pré-pandemia”, revela comunicado da empresa.

Além disso, a Renault vem fortalecendo sua posição no mercado eletrificado em toda a Europa. A gama de modelos E-TECH (veículos elétricos e equipados com motorizações híbridas) atingiu penetração de 30% nos emplacamentos de automóveis da marca francesa no mercado europeu no ano passado, ante os 17% de 2020.

O modelo Arkana (foto acima), responsável pelo retorno da Renault ao segmento C, totalizou 56% de suas vendas com versões equipadas com a motorização E-TECH.

LEIA MAIS

Renault será totalmente elétrica na Europa até 2030

Também vem contribuindo para o sucesso do grupo a renovação da gama de modelos da marca Dacia, alavancada principalmente pelo novo Sandero. Com 6,2% de participação nas vendas do varejo, a marca subiu pela primeira vez ao terceiro lugar do pódio.

A marca Lada, por sua vez, se mantém líder no mercado russo com uma fatia de mercado de quase 21%. Os modelos  Vesta e Granta ocupam, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar no ranking dos carros mais vendidos.
No caso da marca Alpine, as vendas cresceram mais de 74%, com 2.659 unidades vendidas em 2021.

“O portfolio de pedidos do grupo dobrou em comparação com 2020 na Europa, atingindo mais de três meses de vendas, sustentado pela atratividade da gama de modelos Renault E-TECH, os veículos comerciais leves, além do Dacia Sandero e do Dacia Spring 100% elétrico. Já os estoques registraram uma queda estimada da ordem de 30%, em comparação com 2020”, conlui nota da Renault.


Foto: Divulgação/Renault

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás