Ao apresentar novos produtos para o segmento de caminhões semipesados na terça-feira, 18, Lance Walters, presidente da DAF no Brasil, fez estimativa otimista para o desempenho de curto prazo da empresa no País.
O executivo enxerga um crescimento de 20% nas vendas de veículos da marca em 2022. Caso a projeção se concretize, a fabricante esperar entregar ao menos 1,1 mil caminhões em relação ao ano passado. “As nossas expectativas são altas para este ano, que deve se mostrar como de oportunidades para empresa”, resumiu.
A projeção robusta chega a ser o dobro do crescimento médio do mercado de caminhões estimado pela Anfavea, em torno de 10%, para volume de 140 mil unidades. A DAF, no entanto, segue trajetória de contínua evolução desde que iniciou atividades produtivas no País.
No ano passado anotou mais um recorde ao encerrar o período com alta nas vendas de 46,2%. Foram 5,6 mil modelos da marca emplacados contra 3,8 mil licenciamentos do ano anterior. Com o resultado, a DAF chegou a fim do ano passado com participações de 8,5% nas vendas totais de caminhões pesados, de 66,1 mil unidades, e de 0,05% nas de semipesados, categoria na qual estreou em 2021.
É justamente com o lançamento das novas versões de semipesados da linha CF que a DAF encontra espaço para poder alcançar suas metas. “A categoria representa 25% do mercado de caminhão. Vamos entrar de forma gradativa com um produto premium, que irá nos ajudar a crescer”, avaliou o diretor comercial Luis Gambim.
O representante da DAF prefere não revelar as expectativas de vendas para os novos caminhões CF. De antemão, porém, será um trabalho desafiador, afinal, não é tarefa fácil abrir espaço em segmento praticamente dominado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus e Mercedes-Benz.
No ano passado, a fabricante de Resende (RJ) respondeu por 52% das vendas em um mercado de 32 mil unidades vendidas, enquanto a Mercedes-Benz ficou com 27%. Volvo e Iveco fecharam o período com 12% e 8%, respectivamente.
Outra estratégia para colocar força no crescimento da marca será olhar para os mercados externos. A DAF planeja fazer da fábrica de Ponta Grossa (PR) base de exportação para mercados da América do Sul. Uma primeira unidade produzida no Paraná, um CF Off-Road, seguiu para o Chile em dezembro de 2021.
Segundo o Walters, o plano é aproveitar a presença da Paccar, grupo do qual a DAF faz parte, em países como Colômbia, Chile, Equador e Peru, para onde a empresa já destina caminhões DAF e Kenworth importados da Europa e do México.
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Foto: DAF/Divulgação
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