ORenault Kwid recebeu a maior renovação já feita desde que surgiu no mercado brasileiro, em 2017. Na atualização, a marca promoveu avanços em equipamentos para uma mais etapa do modelo, agora, diante de uma jornada com menos rivais no segmento de entrada com a saída de cena de automóveis como Fiat Uno, Toyota Etios e Volkswagen up!.

O novo Kwid, disponível na rede a partir de hoje, quinta-feira, 20, é oferecido em três versões: Zen (R$ 59.890), Intense (R$ 64.190) e Outsider (R$ 67.690). Com isso, a Renault coloca fim na versão básica Life e reposiciona o carro com intenção de atrair duas frentes de consumidores. Ainda que atualizada, a variante Zen segue sem alteração de preço em relação à linha 2022, o que permite preservar a vocação de entrada para o 0 km, enquanto o restante procura entregar mais sofisticação.

“Diante da agenda de entrada em vigor da L7, entendemos que chegava a hora de reforçar o Kwid, mesmo porque muitos concorrentes passaram a atuar em um andar acima. Com a linha 2023, temos a oportunidade de manter a proposta original de veículo de entrada e atrair o consumidor que deseja mais”, avalia Bruno Hohmann, vice-presidente comercial da Renault do Brasil.

Seja como for, a linha ganhou de fato mais argumentos e conteúdo. Além do visual revisto – vitória do time Centro de Design da Renault do Brasil que faturou concorrência interna – com nova dianteira e traseira que adotam assinaturas luminosas de LED, o modelo ficou mais seguro e equipado.

Desde a versão Zen, o Kwid passa a ter controle eletrônico de estabilidade, sistema start&stop, assistente de saída em rampa. monitoramento da pressão dos pneus e luz diurna, bem como o conjunto equipamento que já se tornou habitual ao segmento como ar-condicionado, travas e vidro elétricos e, ao menos, um rádio com recurso bluetooth. No catálogo acima, o carro passa a reunir acabamento mais sofisticado, sistema multimídia (agora em tela 8 polegadas), câmera de ré e rodas de liga.

O motor é o mesmo 1.0 de três cilindros flex, mas alguns ajustes o tornaram ligeiramente mais potentes. Agora, gera 71 cv, se abastecido com etanol ou 68 cv com gasolina. Anteriormente, entregava 70 cv e 66 cv, respectivamente. Também o consumo melhorou, de acordo com dados do Inmetro, em ciclo urbano o novo Kwid faz 15,3 km/l em ciclo urbano com gasolina e 10,8 km/l com etanol. Pelas contas da Renault, é o modelo com o menor consumo de combustível do segmento.

Versão 100% elétrica – Com a linha renovada, a Renault ainda pretende reforçar a proposta urbana do Kwid com o lançamento da versão E-Tech ainda em 2022. Ainda sem revelar detalhes, a marca diz apenas que terá motor elétrico específico para a realidade brasileira. “O Kwid é um carro importante para a Renault e para o mercado. Ele nos permite conquistas”, resume Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

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Fotos: Renault/Divulgação

Décio Costa
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