A Goodyear anunciou que já dispõe de um protótipo de pneu composto por 70% de materiais sustentáveis. Em sua composição estão 13 ingredientes em nove componentes diferentes.
O carbono negro está presente no reforço da composição para auxiliar no aumento da vida útil do pneu. Tradicionalmente feito pela queima de diversos tipos de derivados de petróleo, o novo pneu da Goodyear apresenta três tipos de carbono preto produzidos a partir de metano, dióxido de carbono e óleo vegetal.
As avaliações iniciais do ciclo de vida do produto, afirma a Goodyear, demonstram uma redução nas emissões de carbono em comparação com os métodos atuais de produção de carbono negro, derivados do uso de resíduos ou matérias-primas de base biológica.
A empresa também afirma que o uso de óleo de soja em pneus é uma importante inovação que ajuda a manter o composto de borracha flexível à medida que as temperaturas mudam. Trata-se de um recurso biológico que reduz o uso de produtos petrolíferos pela companhia.
Embora quase 100% da proteína de soja seja usada em aplicações de alimentos ou ração animal, um excedente significativo desse óleo está disponível para uso em aplicações industriais.
Já a sílica é um ingrediente frequentemente usado em pneus para ajudar a melhorar a aderência e reduzir o consumo de combustível.O novo pneu da Goodyear contém “uma variedade única de sílica”, reforça a fabricante.
Ela é subproduto derivado do processamento de casca de arroz, que muitas vezes é descartado e colocado em aterros sanitários. A sílica de alta qualidade foi produzida a partir da cinza residual da casca do cereal.
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O poliéster é outro ingrediente presente que é reciclado a partir de garrafas e outros resíduos plásticos. Ele é revertido aos seus compostos químicos básicos, transformado em poliéster de grau técnico e então passa a ser utilizável para cabos de pneus.
“Definimos uma meta ambiciosa em 2020 para criar um pneu feito com materiais 100% sustentáveis em 10 anos e nossos cientistas e engenheiros fizeram grandes avanços em direção a essa meta”, disse Chris Helsel, vice-presidente de Operações Globais e diretor de Tecnologia da Goodyear.
Foto: Divulgação