Sustentabilidade

Goodyear desenvolve pneu com 70% de materiais sustentáveis

Fabricante quer chegar a 100% até o fim da década

A Goodyear anunciou que já dispõe de um protótipo de pneu composto por 70% de materiais sustentáveis. Em sua composição estão 13 ingredientes em nove componentes diferentes.

O carbono negro está presente no reforço da composição para auxiliar no aumento da vida útil do pneu. Tradicionalmente feito pela queima de diversos tipos de derivados de petróleo, o novo pneu da Goodyear apresenta três tipos de carbono preto produzidos a partir de metano, dióxido de carbono e óleo vegetal.

As avaliações iniciais do ciclo de vida do produto, afirma a Goodyear, demonstram uma redução nas emissões de carbono em comparação com os métodos atuais de produção de carbono negro, derivados do uso de resíduos ou matérias-primas de base biológica.

A empresa também afirma que o uso de óleo de soja em pneus é uma importante inovação que ajuda a manter o composto de borracha flexível à medida que as temperaturas mudam. Trata-se de um recurso biológico que reduz o uso de produtos petrolíferos pela companhia.

Embora quase 100% da proteína de soja seja usada em aplicações de alimentos ou ração animal, um excedente significativo desse óleo está disponível para uso em aplicações industriais.

Já a sílica é um ingrediente frequentemente usado em pneus para ajudar a melhorar a aderência e reduzir o consumo de combustível.O novo pneu da Goodyear contém “uma variedade única de sílica”, reforça a fabricante.

Ela é subproduto derivado do processamento de casca de arroz, que muitas vezes é descartado e colocado em aterros sanitários. A sílica de alta qualidade foi produzida a partir da cinza residual da casca do cereal.

LEIA MAIS

→ Goodyear investe em pneu para os segmentos de SUV e picapes

→ Indústria de pneus ainda não recuperou números pré-pandemia

O poliéster é outro ingrediente presente que é reciclado a partir de garrafas e outros resíduos plásticos. Ele é revertido aos seus compostos químicos básicos, transformado em poliéster de grau técnico e então passa a ser utilizável para cabos de pneus.

“Definimos uma meta ambiciosa em 2020 para criar um pneu feito com materiais 100% sustentáveis em 10 anos e nossos cientistas e engenheiros fizeram grandes avanços em direção a essa meta”, disse Chris Helsel, vice-presidente de Operações Globais e diretor de Tecnologia da Goodyear.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás