Produto

Renault Master renovado ganhou mais segurança e economia

Marca aproveita as adequações à nova fase da legislação ambiental para aprimorar a oferta do modelo; versão elétrica chega no segundo semestre

A Renault antecipa a linha 2023 da linha Master com ampla reformulação na oferta de conteúdos, bem como na aparência do utilitário. A fabricante aproveita a obrigatoriedade das novas exigências da legislação ambiental do Proconve L7 para providenciar ao modelo mais segurança e economia no consumo de consumo de combustível.

No visual, as principais novidades se apresentam com a adoção de novos faróis com luzes diurnas e nova grade dianteira emoldurada por friso cromado. Por dentro, o volante do tipo multifuncional foi redesenhado. O motorista ainda tem à frente quadro de instrumento de 3,5 polegadas com computador e, como opcional, o veículo pode receber central multimídia com tela de 7 polegadas.

Mas é onde não se vê que o Master deverá fazer mais sentido a quem tem um negócio sobre rodas. Uma nova geração do motor turbo diesel entrega mais potência e torque, além de muito mais econômico. O 2.3 dCi agora desenvolve 136 cv a 3.500 rpm (6 cv a mais) e 36,7 kgfm a 1.500 rpm, 16% mais força em relação ao anterior.

O motor, associado a um caixa de transmissão manual de seis marchas, recebeu diversos aprimoramentos técnicos para cumprir com as novas exigências da lei emissões, do sistema de injeção alta pressão a soluções que reduzem atritos de componentes internos. Com isso, também o veículo ficou bem mais econômico.

Segundo a Renault, o novo Master proporciona redução de até 24% no consumo de combustível em ciclo urbano, de 10,4 km/l. Pelas contas da montadora, ao considerar uma operação que roda 50 mil quilômetros por ano, o transportador deixará de gastar por volta de R$ 6.000 em abastecimento.

“Independentemente do tamanho do negócio e atividade, o novo Master reforça uma solução que une desempenho e economia”, resume Charles Courtois, diretor de marketing, produto e performance.

Soma-se ao consumo menor do novo Master, pacote de tecnologias de segurança ativa. O modelo agora passou a ter assistente de partida em rampa e controles eletrônicos de estabilidade e tração, que permitem adoção de diversas outras funções, como sistema anti-capotamento, assistente de tração de reboque, controle adaptativo de carga e sistema estabilizador de vento lateral.

A linha permanece com a oferta das versões Chassi, Furgão, Vitré e Minibus, bem como três comprimentos e duas alturas de teto para o furgão. Os preços partem de R$ 187.600, no caso da cabine-chassi, de R$ 207.900 na linha de furgões e de R$ 281.300, no portfólio da variante para passageiros.

O Renault Master é líder no segmento e comerciais leves na faixa de 3,5 toneladas há oito anos consecutivos. No ano passado, de acordo com dados Renavam consolidados pela Fenabrave, o modelo somou mais de 9,6 mil unidades, o que garantiu uma participação de 27% em um mercado de 35,6 mil veículos.

Ao apresentar o novo Master, na quarta-feira, 26, Ricardo Gondo, presidente da Renault no Brasil, sem revelar detalhes adiantou que no segundo semestre a marca lançará a versão 100% elétrica do utilitário, a E-Tech.

LEIA MAIS

→Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi vai acelerar eletrificação

→Americanas incorpora frota de 100 Renault Kangoo elétricos

→HYVIA apresenta Renault Master movido a hidrogênio

 →Renault Master e VW Constellation 30.330 são os mais valorizados no mercado de usados


Foto: Renault/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás