Marca aproveita as adequações à nova fase da legislação ambiental para aprimorar a oferta do modelo; versão elétrica chega no segundo semestre
A Renault antecipa a linha 2023 da linha Master com ampla reformulação na oferta de conteúdos, bem como na aparência do utilitário. A fabricante aproveita a obrigatoriedade das novas exigências da legislação ambiental do Proconve L7 para providenciar ao modelo mais segurança e economia no consumo de consumo de combustível.
No visual, as principais novidades se apresentam com a adoção de novos faróis com luzes diurnas e nova grade dianteira emoldurada por friso cromado. Por dentro, o volante do tipo multifuncional foi redesenhado. O motorista ainda tem à frente quadro de instrumento de 3,5 polegadas com computador e, como opcional, o veículo pode receber central multimídia com tela de 7 polegadas.
Mas é onde não se vê que o Master deverá fazer mais sentido a quem tem um negócio sobre rodas. Uma nova geração do motor turbo diesel entrega mais potência e torque, além de muito mais econômico. O 2.3 dCi agora desenvolve 136 cv a 3.500 rpm (6 cv a mais) e 36,7 kgfm a 1.500 rpm, 16% mais força em relação ao anterior.
O motor, associado a um caixa de transmissão manual de seis marchas, recebeu diversos aprimoramentos técnicos para cumprir com as novas exigências da lei emissões, do sistema de injeção alta pressão a soluções que reduzem atritos de componentes internos. Com isso, também o veículo ficou bem mais econômico.
Segundo a Renault, o novo Master proporciona redução de até 24% no consumo de combustível em ciclo urbano, de 10,4 km/l. Pelas contas da montadora, ao considerar uma operação que roda 50 mil quilômetros por ano, o transportador deixará de gastar por volta de R$ 6.000 em abastecimento.
“Independentemente do tamanho do negócio e atividade, o novo Master reforça uma solução que une desempenho e economia”, resume Charles Courtois, diretor de marketing, produto e performance.
Soma-se ao consumo menor do novo Master, pacote de tecnologias de segurança ativa. O modelo agora passou a ter assistente de partida em rampa e controles eletrônicos de estabilidade e tração, que permitem adoção de diversas outras funções, como sistema anti-capotamento, assistente de tração de reboque, controle adaptativo de carga e sistema estabilizador de vento lateral.
A linha permanece com a oferta das versões Chassi, Furgão, Vitré e Minibus, bem como três comprimentos e duas alturas de teto para o furgão. Os preços partem de R$ 187.600, no caso da cabine-chassi, de R$ 207.900 na linha de furgões e de R$ 281.300, no portfólio da variante para passageiros.
O Renault Master é líder no segmento e comerciais leves na faixa de 3,5 toneladas há oito anos consecutivos. No ano passado, de acordo com dados Renavam consolidados pela Fenabrave, o modelo somou mais de 9,6 mil unidades, o que garantiu uma participação de 27% em um mercado de 35,6 mil veículos.
Ao apresentar o novo Master, na quarta-feira, 26, Ricardo Gondo, presidente da Renault no Brasil, sem revelar detalhes adiantou que no segundo semestre a marca lançará a versão 100% elétrica do utilitário, a E-Tech.
LEIA MAIS
→Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi vai acelerar eletrificação
→Americanas incorpora frota de 100 Renault Kangoo elétricos
→HYVIA apresenta Renault Master movido a hidrogênio
→Renault Master e VW Constellation 30.330 são os mais valorizados no mercado de usados
Foto: Renault/Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.