A DPCA, Dongfeng Peugeot Citroën Automobile, joint venture formada pela Stellantis e a China Dongfeng Motor Corporation, vendeu mais de 100 mil veículos no ano passado, o que representou crescimento superior a 100% com relação a 2020.
Para comemorar os bons resultados, a Stellantis define 2021 com o ano de virada para a DPCA. Do total comercializado, perto de 9,3 mil são New Energy Vehicles (NEV), o que torna a joint-venture um contribuinte para os créditos NEV e CAFC (Corporate Average Fuel Consumption) da Stellantis na China. A virada permitiu uma melhoria significativa da situação financeira, preparando o terreno para a nova estratégia da DPCA.
“Desde o primeiro dia da Stellantis, analisamos a situação junto com nossos parceiros e agora estamos finalizando nossos planos para a China, que consideramos um mercado estratégico em termos de potencial inexplorado”, disse Grégoire Olivier, Chief Operating Officer da Stellantis na China.
Detalhes adicionais para o mercado chinês serão anunciados no plano estratégico global no próximo dia 1º de março. Com relação 2021, a empresa destaca que o Jeep Wrangler teve recorde de vendas no ano. Na área de pós-venda, a Stellantis ssumiu agora o controle da UAP, Shandong United Auto Parts, fundindo essa e mais duas entidades – Shanghai JianXin e Fujian Longstar – em um distribuidor nacional integrad
A iniciataiva marcou a criação do quarto maior distribuidor de peças de reposição no negócio independente de pós-venda na China. Com uma participação de 53,5% no distribuidor de peças de reposição recém-integrado – que vendeu mais de 176 milhões de euros no aftermaket chinês em 2021 – a Stellantis diz ter um potencial de crescimento significativo pela frente.
Foto: Divulgação/Stellantis