Os emplacamentos de caminhões no mês passado somaram 8,5 mil unidades. O volume chega a ser quase 29% menor em relação a dezembro, quando anotou perto de 12 mil licenciamentos. As vendas de janeiro, no entanto, foram 17,3% superiores em relação ao mesmo mês do ano passado. Segundo a Fenabrave, foi o maior volume entregue desde 2014.

Para José Maurício Andreta Jr., presidente da federação, o recuo entre meses se deve ao alto volume de licenciamentos em dezembro, mas que o segmento segue aquecido com programação de entregas de acordo com o ritmo de produção da indústria. “Ainda existe espera por alguns modelos e, aos poucos, a demanda vai sendo atendida.”

Volkswagen Caminhões e Ônibus, Mercedes-Benz e Volvo ocuparam os três primeiros lugares das marcas que mais venderam caminhões em janeiro, com participações de 27,5%, 27,1% e 20,3%, respectivamente.

Ônibus – O segmento de transporte de passageiros, o mais prejudicado pela pandemia do setor automotivo, absorveu em janeiro 1,3 mil unidades. O volume representou queda de 11% em relação dezembro, quando registrou 1,5 mil ônibus emplacados, mas alta de 3,3% sobre o mesmo mês do ano passado, em patamar também de 1,3 mil unidades.

De acordo com o presidente da Fenabrave, o mercado de ônibus sinalizou melhoras no último trimestre do ano passado, embora ainda sobre influência de uma base comparativa ainda muito baixa. Para 2022, o dirigente lembra que o programa Caminho da Escola deverá contribuir com a recuperação do segmento.

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Foto: Volvo Trucks/Divulgação

Décio Costa
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