Empresa

GM terá novas férias coletivas em Gravataí, por um mês

Montadora justifica parada técnica a partir do dia 20 pela necessidade de atualizações na linha de produção

Após paralisação de 14 dias no recesso de fim de ano, de 20 de dezembro a 2 de janeiro, a General Motors anuncia novo período de férias coletivas na fábrica de Gravataí, onde produz a linha Onix, seu carro-chefe no Brasil. A chamada “parada técnica” será de 21 de fevereiro a 20 de março, “para atualizações na linha de produção”, conforme nota oficial da montadora.

A GM foi a montadora que parou por mais tempo no ano passado – de março a agosto -, na ocasião alegando problemas com falta de semicondutores. Desta vez a empresa não admite estar enfrentando problemas de desabastecimento, garantindo que as férias coletivas serão concedidas pela necessidade de ajustes na fábrica gaúcha.

Em função das paradas no ano passado, a General Motors perdeu a liderança do mercado brasileiro para a Fiat e encerrou 2021 na terceira colocação, atrás também da Volkswagen.

A fabricante de origem alemã é outra que também entrou 2022 com paralisações na área produtiva em períodos mais prolongados do que os tradicionalmente concedidos nas viradas de ano. A empresa está com a produção paralisada em Taubaté, onde concentram-se as linhas do Gol e Voyage, desde dezembro.

Dentre os motivos apresentados pela empresa, a adequação da fábrica para a produção do Polo Track e também a escassez de semicondutores. O retorno em Taubaté se dará na próxima segunda-feira, 7, em um único turno. A montadora não confirma informações de sindicalistas de Taubaté de que o segundo turno seria retomado em abril.

Segundo a Volkswagen, as demais fábricas – São Bernardo do Campo e São Carlos, em São Paulo, e São José dos Pinhais, no Paraná – estão funcionando  normalmente após as férias coletivas de final de ano. Na unidade do ABC paulista a Volkswagen divulgou excedente de 450 colaboradores, razão de ainda estar aberto o PDV, Programa de Demissão Voluntária, anunciado no ano passado.

LEIA MAIS

GM concede férias coletivas em Gravataí por falta de componentes

Em um turno, GM retoma operações em Gravataí na segunda-feira

Com larga margem, Fiat começa 2022 à frente do mercado novamente

Peugeot tem melhor resultado em 14 anos

Com períodos menores de paralisação na virada e início deste ano, as marcas representadas pela Stellantis – Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën – continuam ganhando espaço no mercado, conforme ranking divulgado esta semana pela Fenabrave.


Foto: Divulgação/GM

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás